Ano Letivo

Notícias

Dia de S. João de Brito

No dia 3 de fevereiro o Colégio celebra a vida do seu padroeiro.


Notas biográficas sobre S. João de Brito

João de Brito Pereira, nasceu em Lisboa, a 1 de março de 1647.

Aos onze anos esteve às portas da morte acometido de grave doença. A mãe, em agradecimento a S. Francisco Xavier pela cura do filho, fez a promessa de o vestir durante um ano com a batina própria dos jesuítas.

Foi educado na corte de D. João IV entre os pagens do futuro rei D. Pedro II. Em 17 de dezembro de 1662, entrou para o noviciado da Companhia de Jesus, em Lisboa. Contra a vontade da mãe e da corte, feito já sacerdote, embarcou de Lisboa para a Índia, a 19 de março de 1673. Em abril de 1967 entrou na missão de Maduré. Durante doze anos, vivendo a vida austera dos panderásuamis, percorreu como apóstolo a região de Maduré.

Em  1686, tendo-se desencadeado violenta perseguição na região vizinha do Maravá, ocorreu João de Brito a ajudar os cristãos. Foi preso e supliciado. Chegou a ser condenado à morte, mas o rei, depois de o ouvir, deixou-o ir em liberdade, com a proibição de pregar o Evangelho naquele reino.

Tendo ido para Malabar, o Provincial jesuíta dessa região enviou-o à Europa, para informar em Roma e Lisboa das circunstâncias das missões na Índia. Foi no meio da maior alegria dos seus familiares e amigos que foi acolhido em Lisboa a 8 de setembro de 1687. O próprio D. Pedro II quis informar-se, pessoalmente, com o seu companheiro de infância, da situação das missões. No entanto, por razões políticas, não o deixou ir a Roma.

A 8 de abril de 1690 saiu de Lisboa com mais 25 novos missionários, chegando a Goa a 2 de novembro desse ano. Foi para o Maravá, onde missionou durante cerca de dois anos. 

Por causa das suas actividades de missionário, foi preso e condenado em janeiro de 1693. A 4 de fevereiro, foi decapitado junto à fortaleza de Urgur.

O Papa Pio XXII canonizou-o a 22 de junho de 1947.

Programa da festa de S. João de Brito

Manhã

  • Missa

  • Corta-mato

  • Concurso "Big Brito"

  • Torneio de natação (1º CEB)

Tarde

  • Teatro sobre a vida de S. João de Brito (Infantil) 

Documentário sobre a vida de S. João de Brito (RTP 2)

1/2

2/2

© Colégio de São João de Brito
Propriedade da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Alvará nº 980.