Ano Letivo

Notícias

Dia Mundial dos Pobres - 19 de novembro


Em novembro de 2016, por ocasião da conclusão do ano da Misericórdia, o Papa Francisco instituiu o dia Mundial dos Pobres, pedindo a toda a Igreja que o celebre, indo ao encontro dos mais carenciados. Segundo as suas palavras, “não poderá haver justiça nem paz social” enquanto “Lázaro [nome dado por Jesus a um pobre numa das suas parábolas] jazer à porta da nossa casa”.

Este ano o dia calha a 19 de novembro, domingo, pelo que será na próxima sexta-feira, 17 de novembro, que os três Colégios da Companhia de Jesus em Portugal se vão associar ao Papa Francisco na sua celebração. Com ele, somos chamados a não fechar os olhos nem o coração aos pobres e às situações de pobreza que nos rodeiam e, como nos recorda o tema do ano, a pôr o nosso amor mais nas obras que nas palavras.

Assim, para assinalar este dia, ocorrerão no nosso Colégio algumas iniciativas, promovendo momentos de reflexão sobre as situações de pobreza que existem no mundo e onde se consigam ter gestos de ajuda concreta:

08h00 - Receção aos alunos: em vários locais do Colégio haverá instalações, feitas pelos alunos do GRAPA, que nos recordam que a pobreza está à nossa volta.

08h20 - Oração da Manhã, sobre o Dia Mundial dos Pobres.

09h50 -  Levanta-te contra a Pobreza, iniciativa conjunta com todos os educadores e alunos dos três colégios: um minuto de silêncio pelas pessoas que vivem em situações de pobreza, terminando com um Pai-Nosso.

10h05 - Oração do GRAPA, na Cripta, durante o intervalo, para a qual todos estão convidados.

Durante todo o dia, decorre uma Campanha em favor da Casa de Saúde do Telhal, para a aquisição de uma máquina de lavar loiça, através de mealheiros que estarão nas salas de aula do 7º ao 12º, na portaria do Colégio, na receção do 1º CEB e no Bar. Esta Campanha surge na sequência das Dias de Reflexão do 12º ano (Saber +), em que foi detetada esta necessidade, e por iniciativa dos próprios alunos.

Com isto, esperamos responder ao apelo do Papa: “Aproximemo-nos deles: será um momento propício para encontrar o Deus que buscamos”.



(fotografia retirada de http://www.educris.com)

© Colégio de São João de Brito
Propriedade da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Alvará nº 980.