Ano Letivo

Notícias

Direitos Humanos Fundamentais – CSJB em Viena

Entre 4 e 7 de fevereiro de 2016.


Este ano letivo, os alunos do 12º ano foram desafiados a desenvolver trabalhos de grupo sobre direitos humanos, no âmbito da disciplina de Formação Humana.

No decorrer da Semana da Cultura e da Ciência foram apresentados os trabalhos produzidos, dos quais quatro foram selecionados para representar o nosso Colégio em Viena de Áustria, na Agência Europeia dos Direitos Fundamentais (FRA).

Os temas escolhidos abordaram as seguintes problemáticas: migrações e asilo, racismo e discriminação, pessoa com deficiência e crimes de ódio.

Já em Viena (de 4 a 7 de fevereiro de 2016), a apresentação dos trabalhos na FRA, que contou com a presença dos diretores setoriais da agência, permitiu aos alunos desenvolver uma perspetiva própria sobre as diferentes temáticas referenciadas. Além disso, foi possível apresentar e defender algumas propostas de políticas públicas europeias que os próprios haviam delineado. Complementarmente a este trabalho, foi dado a conhecer aos alunos o que se faz nesta Agência a fim de tentar assegurar os direitos humanos fundamentais de todos os cidadãos europeus, independentemente da sua origem étnica, cultural, social ou religiosa, ou das suas caraterísticas físicas e cognitivas. No decorrer da apresentação, os alunos tiveram ainda o raro privilégio de serem recebidos pelo Diretor Geral da FRA, Dr. Michael O’Flaherty, que nos contou que também ele tinha sido aluno em instituições jesuítas, quer no secundário, quer na universidade. Na conversa estabelecida com os nossos alunos, exortou-os a terem na sua vida adulta uma intervenção assertiva e intensa na sociedade, quer perante o poder executivo das suas nações, quer ao nível das instituições europeias, no sentido da proteção dos direitos humanos fundamentais, algo tão caro à nossa matriz cultural de vertente Humanista Cristã. A esperança da construção de um mundo mais Humano e justo, assentará sempre no que cada geração for capaz de fazer na relação com o próximo.

Como balanço desta experiência, que envolveu 19 alunos acompanhados pelos professores Fernanda Esteves, Luís Esteves, Pedro Oliveira e Rosário Farmhouse, há a partilhar o sentimento de que esta foi uma aventura única e gratificante que certamente ficará marcada na vida de todos os participantes!

© Colégio de São João de Brito
Propriedade da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Alvará nº 980.