Ano Letivo

Notícias

Uma Rede Global de Educação Inaciana


Na passada segunda-feira, os professores do nosso colégio tiveram uma Reunião Geral com o padre Lourenço Eiró, ex-aluno do S. João de Brito e atualmente diretor do Colégio da Imaculada Conceição (Cernache). Durante esse encontro, o padre Lourenço partilhou com os professores a sua experiência recente no Rio de Janeiro, no 1º Congresso Mundial de delegados de educação da Companhia, no qual participaram 120 delegados.

O grande objetivo do Congresso foi fortalecer as redes entre os responsáveis pela educação nos colégios da Companhia de Jesus em todo o mundo, por forma a definir linhas estratégicas comuns. Conscientes de que a pedagogia inaciana não pode viver sem inovação pedagógica e assumindo como traço definitório da forma jesuíta de estar no mundo esta capacidade de mudar, para melhor responder aos desafios da atualidade, os delegados e oradores convidados dedicaram cinco dias à discussão das "fronteiras educativas" atuais.

O padre Lourenço Eiró desafiou a nossa comunidade educativa deixar-se mobilizar por este "fogo que acende outros fogos", abrindo-se ao grande projeto de atualizar a tradição e abraçar a inovação. Como disse o Superior Geral da Companhia na sua intervenção no Congresso, urge que os nossos colégios sejam "espaços de pesquisa pedagógica e verdadeiros laboratórios de inovação didática". Para além disso, deverão priorizar a educação para a Justiça e para o cuidado da "casa comum", simultaneamente desenvolvendo nos seus alunos a espiritualidade e preparando-os para as exigências da cidadania global.

Para tal, será necessária a colaboração entre todos, no seio dos colégios (começando pelos grupos disciplinares e departamentos), entre as instituições das províncias e à escala global.
Os professores do S. João de Brito estão motivados para continuar a trabalhar no sentido desta rede global, para continuar o percurso de excelência académica e humanista traçado desde há já 70 anos.

© Colégio de São João de Brito
Propriedade da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Alvará nº 980.