Ano Letivo

Tema do ano

A nossa casa é o mundo

Amigos no Senhor

“A morada normal do monge, o sítio onde ele pode ser mais útil ao próximo, é a abadia, o mosteiro, mas a casa própria da Companhia é o mundo, a encruzilhada ou caminho onde ela deve prestar socorro a quantos ignoram ou desprezam a graça de Cristo”.

P. Jerónimo Nadal, S. J. , séc. XVI

Enquanto no mundo crescem muros que dividem, torres que semeiam a solidão e violências religiosas que radicalizam crenças, as fronteiras, em vez de serem oportunidade de encontro, tornam-se lugar de exclusão. Por isso, queremos descobrir e acolher o mundo como nossa casa, crescendo como Igreja, fortalecendo os nossos laços de amizade no Senhor, assumindo, com responsabilidade, a missão profética do serviço da fé e da promoção da justiça. 

Com Jesus, levantamos os nossos olhos, para contemplar as paisagens humanas ricas pela sua diversidade e complexas pelos seus dramas: queremos abrir os braços da nossa atenção, para que a nossa entrega não se feche na segurança das nossas ilhas, mas se estenda, por amor, a todas as realidades, situações e pessoas. Indo às periferias, lutando contra todo o tipo de exclusão, queremos fazer da nossa casa o mundo.

Tema do ano site.jpg

© Colégio de São João de Brito
Propriedade da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Alvará nº 980.