O Colégio

Serviços

Gabinete de Psicopedagogia

Estando inserido num Colégio Católico que se rege pela Pedagogia Inaciana, o Serviço de Psicopedagogia (SPP) pretende contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, para a promoção da sua integração sócio educativa e para a construção da sua identidade, utilizando os passos da experiência, reflexão, ação e avaliação. 

Integrado num contexto escolar, o SPP do CSJB tem como objetivo geral contribuir para o bem-estar psicológico dos alunos e das suas famílias. Está particularmente direcionado para:
a) a promoção de um desenvolvimento psicopedagógico saudável; 
b) o desenvolvimento das potencialidades dos alunos e da confiança e crença nas suas competências académicas e pessoais;
c) o acompanhamento de casos relacionados com dificuldades nos domínios da aprendizagem, comportamento e desenvolvimento cognitivo, social e emocional.


PRINCÍPIOS ORIENTADORES DE INTERVENÇÃO

O Serviço de Psicopedagogia rege-se mais pelas intervenções preventivas do que remediativas e pela construção de possibilidades e formulação de soluções do que pela identificação de problemas e dificuldades. Privilegia o empowerment dos pais e dos próprios alunos de forma a que sintam o controle e ganhem competências dentro do sistema familiar para lidar com as diferentes situações. Quer a avaliação quer a intervenção orientam-se pelos princípios sistémicos, tendo em conta os princípios da causalidade circular e da influência que todos os agentes educativos têm sobre determinada situação (características específicas do aluno, família, turma, professores, ambiente escolar, etc).

REGRAS DE ENCAMINHAMENTO E FUNCIONAMENTO

O processo de intervenção com os alunos ou com os pais inicia-se quando for efetuada uma sinalização. Esta sinalização pode ser feita pelos professores em geral, pelos Responsáveis de Turma, Diretores de Ciclo, Direção do Colégio, pelos pais ou pelos próprios alunos. A avaliação psicológica ou o acompanhamento formal de alunos pelo SPP só se inicia com o consentimento informado dos pais. Após a avaliação é decidido em equipa (psicólogos, professores, pais e aluno) um plano de intervenção ou o encaminhamento para outro profissional.

METODOLOGIAS DE INTERVENÇÃO

As metodologias podem passar por: avaliação psicológica, acompanhamento psicológico ou psicopedagógico do aluno, intervenção na estrutura e funcionamento familiar, aconselhamento parental, intervenção em sala de aula em colaboração com os professores, identificação de necessidades e desenvolvimento de programas específicos de prevenção/remediação. As psicólogas do CSJB trabalham ainda, sempre que necessário, em articulação com técnicos do exterior que acompanham os alunos.

ÁREAS DE INTERVENÇÃO

1. Direta (aluno e família) - existem diferentes áreas de intervenção das quais destacamos as seguintes:
a) Integração escolar e socialização;
b) Gestão e planeamento do estudo;
c) Gestão do comportamento;
d) Avaliação psicológica individual ou coletiva;
e) Desenvolvimento de capacidades cognitivas;
f) Desenvolvimento de uma dinâmica afetiva saudável (autoestima, autoconceito, autorregulação emocional e comportamental, autoeficácia)
g) Aconselhamento/orientação vocacional;
h) Promoção do desenvolvimento pessoal;
i) Mediação de conflitos;
j) Aconselhamento familiar;
k) Apoio específico em transições não normativas de ciclo de vida (divórcio, doença, morte, etc).

2. Indirecta
a) Apoio/consultoria a professores;
b) Formação contínua dos docentes, não docentes e formação parental.

HORÁRIO DO SPP

O Serviço de Psicopedagogia funciona de 2ª a 6ª feira das 8h30 às 16h30. Os pedidos de reunião deverão ser feitos diretamente através de email.


PSICÓLOGAS DO CSJB

A Coordenação do Gabinete está a cargo da psicóloga Maria de Fátima Perloiro. O Serviço de Psicologia tem 5 psicólogas que, embora possam dar apoio a alunos ou pais de qualquer ciclo de ensino, têm a sua intervenção organizada da seguinte forma:
• Infantil e 1º Ciclo: Fátima Lima e Joana Furtado;
• 2º , 3º Ciclo e Secundário: Fátima Perloiro, Sofia Ferreira e Rita Fonseca.

Contactos

Fátima Perloiro
Extensão: 2321

Biblioteca

A biblioteca escolar tem um papel central no domínio da literacia, da criação e do desenvolvimento do prazer de ler e da aquisição de hábitos de leitura, sendo considerada um instrumento essencial no desenvolvimento do currículo escolar

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Atividades

  • Leitura, pesquisa e trabalhos de grupo;
  • Estudo e realização de trabalhos de casa;
  • Uso de recursos multimédia;
  • Requisição de livros para leitura domiciliária;
  • Horas do conto;
  • Representações teatrais;
  • Visionamento de filmes;
  • Exposições;

Horário

8h30/20h00

Equipa

  • Alice Merino (Coordenadora) 
© Colégio de São João de Brito
Propriedade da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Alvará nº 980.