Oferta Educativa

Oferta de Complemento

Atividades de Desenvolvimento Pessoal e Religioso

Pastoral

A Pastoral pretende ser cada vez mais o coração do nosso Colégio: um coração que quer e deseja ajudar cada um – alunos, educadores e pais – a compassar a sua vida com a respiração de Deus em nós. Através das mais diversas atividades, procuramos cuidar do coração do cada um, ajudando-o a fazer a descoberta espiritual da presença discreta de Deus na sua realidade – em si, nos outros, na natureza e no mundo.

A Pastoral quer, assim, ajudar cada um a ser “girafa”: a ter um coração grande, capaz de se compadecer misericordiosamente pelo outro e de se inclinar no seu serviço; a ter um olhar largo, descentrado de si próprio e dos seus problemas, capaz de ver a vida como Deus a vê, com esperança e alegria.

Atividades:

  • Manhã/tarde/dia de reflexão de turma
  • Missas de turma
  • Catequese
  • Preparação para a Primeira Comunhão, Profissão de Fé e Crisma
  • Grupos de Vida Cristã (CVX)
  • CAFÉ (Curso de Aprofundamento da Fé)
  • Encontros de Educadores

Destinatários: Alunos do Jardim de Infância ao 12º ano.

Coordenação: P. Luís Onofre, sj.

Formação Humana

Através de diversas atividades pedagógicas ajudar o desenvolvimento integral dos alunos, na tripla dimensão pessoal, social e religiosa. A formação humana cria mecanismos de contacto com diferentes realidades, sociais e culturais, para melhor capacitar os alunos para uma cidadania ativa, na construção de um mundo com igualdade de oportunidades para todos.

Atividades:
As atividades de formação humana tentam aprofundar cada ano alguns valores, tentando ir ao encontro do tema do ano. Este ano, com o tema “ A nossa Casa é o mundo”, irão ser abordadas atividades que permitam um melhor conhecimento do mundo que nos rodeia adaptando estratégias próprias para cada idade.

Para o ano letivo 2016/17 foram escolhidos como valores gerais:

1º Ciclo

  • Auto-conhecimento/hetero-conhecimento
  • Amizade 
  • Respeito
  • Ecologia
  • Gratidão
  • Solidariedade
  • Liberdade/Responsabilidade

2º Ciclo

  • Auto-conhecimento/hetero-conhecimento
  • Respeito (saber estar)
  • Ecologia
  • Solidariedade
  • Liberdade/responsabilidade

3º CEB

  • Auto-conhecimento/hetero-conhecimento
  • Amizade
  • Respeito (combate ao bullying, combate à violência no namoro, promoção da igualdade de género)
  • Solidariedade
  • Liberdade/responsabilidade
  • Tomada de decisão

Secundário

  • Auto-conhecimento/hetero-conhecimento
  • Solidariedade
  • Tomada de decisão
  • Direitos Humanos
  • Liberdade/responsabilidade

Destinatários: Alunos do 1º ao 12º ano.

Horários:
> Alunos do 1º CEB – atividades globais ao longo do ano.
> Alunos do 5º ao 12º ano - 45 minutos semanais.

Coordenação: Rosário Farmhouse.

Projeto SER +

O colégio, tendo como lema Educar para Servir, procura formar os seus alunos para serem homens e mulheres para os outros e com os outros. Com o intuito de ajudar a concretizar este objetivo surgiu o projeto SER +, procurando desenvolver atividades sociais com os alunos e comunidade educativa, incentivando-os a descobrirem e envolverem-se com realidades sociais diversas.

O Projeto procura alcançar os seguintes objetivos:

  • Desenvolver atividades que fomentem a igualdade e a partilha, através de um trabalho conjunto;
  • Colaborar na resolução das necessidades de determinadas instituições;
  • Criar oportunidades de maior conhecimento e interação com as instituições apoiadas;
  • Incentivar a reflexão sobre as diferentes realidades sociais;
  • Fomentar o compromisso pessoal com a sociedade na busca de uma participação ativa.

Destinatários: alunos dos 3 aos 18 anos e comunidade educativa.

Horários: Ao longo de todo o ano, com atividades concretas por período.
Coordenação: Carla Cardoso.

Programa de orientação vocacional (9º ano de escolaridade)

Conjunto estruturado de atividades, que decorrem em grupos de 10 a 15 alunos, orientadas por uma psicóloga e com o objetivo de ajudar os jovens a definir o seu projeto de vida. Alguns dos temas abordados são: características de personalidade, interesses, valores, aptidões, história de vida, etc… A metodologia destas sessões é primordialmente ativa e pretende promover a autogestão, a responsabilidade pessoal, a compreensão das necessidades pessoais, a partilha de histórias e entrevistas em profundidade, o debate e discussão de ideias, a autorreflexão sobre as características pessoais identificadas e o seu relacionamento com diferentes profissões.

Destinatários: alunos do 9º ano.

Períodos em que decorre: de setembro a abril, semanalmente e enquadrado nas aulas de Formação Humana.

Coordenação: uma das psicólogas do Colégio.

Acompanhamento Escolar

Prolongamento

Designa-se por Prolongamento o tempo que os alunos do Jardim de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico permanecem no Colégio entre as 17h00 e as 18h30.
No Jardim de Infância as crianças ficam acompanhadas por educadores não docentes no espaço de recreio ou em espaço interior, próprio para o efeito, conforme a época do ano letivo e as condições climatéricas. As atividades propostas são, na maioria das vezes, de caráter livre e lúdico.
No 1º Ciclo os alunos ficam acompanhados por educadores docentes e não docentes no espaço de recreio ou em espaço interior (sala de aula ou espaço próprio para o efeito) de acordo com eventuais tarefas escolares que tenham de realizar, e também de acordo com as condições climatéricas. No espaço de recreio as atividades propostas são, na maioria das ocasiões, de caráter livre e lúdico.

Destinatários: Alunos da Infantil e do 1º CEB.

Coordenação: Coordenador da Infantil e do 1º CEB.

Sala de Estudo

A Sala de Estudo é um espaço de trabalho, cujo principal objetivo é proporcionar aos alunos o desenvolvimento de hábitos de trabalho autónomo. Os alunos realizam os seus trabalhos de casa, preparam as aulas e consolidam o estudo das diferentes disciplinas, com a supervisão de um professor.
Este espaço destina-se a todos os alunos do 2º ao 3ºciclo e funciona após o horário letivo, numa sala de aula. Os alunos encontram-se agrupados por nível de ensino.

Destinatários: Alunos do 2º CEB e do 3º CEB.

Coordenação: Diretores do 2º e do 3ºCEB.

Orientação Escolar

A Orientação Escolar enquadra-se nas áreas curriculares não disciplinares, estando incluída no horário semanal dos alunos.
O objetivo da disciplina é ajudar os alunos a planearem o seu estudo diário, ajudando-os na organização e gestão do tempo. Ao longo do ano, os alunos vão construindo o seu método de estudo, elaborando um horário de estudo, definindo objetivos a curto e médio prazo, reforçando competências através de exercícios práticos, avaliando os seus resultados e redefinindo estratégias. A Orientação Escolar destina-se aos alunos que frequentam o 5º ano e é orientada pelo Professor Responsável de Turma.

Destinatários: Alunos do 5º ano.

Coordenação: Diretor do 2º CEB.

Atividades de Férias

Férias Desportivas

O Colégio oferece programas de atividades para os períodos não letivos, designados “Férias Desportivas”. Pretendem ser espaços para “Educar em Tempo Livre”, através de atividades físico-motoras e expressivas, que visam trabalhar a autonomia, a responsabilidade e a criatividade das crianças e jovens participantes, bem como potenciar a autossuperação e o desenvolvimento de atitudes de diálogo e de respeito pelo outro.

Destinatários: crianças dos 6 aos 15 anos (o Colégio aceita inscrições de alunos externos);

Períodos: interrupções letivas do Natal, Páscoa e mês de julho.

Informações: atividades@csjb.pt

Campinácios

Os Campinácios são um movimento de campos de férias inaciano, onde participam os alunos dos três colégios da Companhia de Jesus em Portugal, liderado por um Assistente Nacional (padre jesuíta), uma Direção Nacional e três Direções Locais. Todas as atividades e campos de verão que organiza dependem do tempo e dedicação oferecidos gratuitamente por antigos alunos, e têm por base quatro pilares: Deus; Eu; Outros; Natureza.

No nosso Colégio, os Campinácios, para além das atividades nacionais, organizam e propõem atividades locais, que procuram ajudar os alunos a refletirem sobre estes quatro aspetos da vida, por escalões: Triciclos (5º e 6º ano); Trotinetas (7º e 8º ano); Bicicletas (9º e 10º ano); Lambretas (11º e 12º ano).

Atividades: Campos de férias e atividades de animação locais.

Destinatários: Alunos do 5º ao 12º ano.

Coordenação: Assistente Nacional e Direções Locais.

Atividades de Enriquecimento Curricular

Atividades Circum-escolares (ACE)

Procuram potenciar aprendizagens e fomentar valores que complementem as vivências curriculares. Destinam-se aos alunos do 1º e 2º CEB e têm inscrição e frequência obrigatórias.
Desenvolvem-se dentro do horário curricular e têm uma carga horária de 2 tempos semanais.
Tendo em consideração a transversalidade das atividades físico-motoras e expressivas propostas, pretende-se que os alunos vivenciem um leque alargado de experiências que possibilitem:

  • A compreensão de regras e limites;
  • Desenvolver a noção de grupo e o sentimento de pertença;
  • Melhorar a imagem corporal, a autoestima, a segurança e a motivação;
  • Desenvolver a autonomia e a maturidade;
  • Treinar a atenção e a concentração;
  • Controlar as emoções e a agressividade;
  • Desenvolver a comunicação verbal e não-verbal;
  • Melhorar a capacidade de liderança e de resolução de problemas;
  • Adquirir hábitos de vida ativa e saudável.

Atividades:

1º Ciclo: Atletismo, Artes plásticas, Ballet, Ciência divertida, Costura criativa, Expressão dramática, Ginástica desportiva e trampolins, Jogos desportivos coletivos (3º e 4º anos), Jogos pré-desportivos (1º e 2º anos), Natação, Órgão de Tubos (3º e 4º anos), Patinagem, Piano, Robótica, Eletrónica e Programação, Ténis, Ténis de mesa, Viola e Xadrez.

2º Ciclo: Atletismo, Andebol, Artes plásticas, Ballet, Basquetebol, Costura criativa, Futebol, Ginástica desportiva e trampolins, Horticultura, floricultura e jardinagem, Natação, Órgão de Tubos,Piano, Robótica, Eletrónica e Programação, Teatro, Ténis, Ténis de mesa, Viola, Voleibol e Xadrez.

Destinatários: Alunos do 1º ao 6º ano.

Horários: 1º e 2º ano – 6ª feira (14h10/15h00 e 15h20/16h10); 3º e 4º ano – 3ª feira (14h10/15h00 e 15h20/16h10); 5º e 6º ano – 4ª feira (14h10/15h00 e 15h20/16h10).

Coordenação: António Valente.

Saber +

Atividades Extracurriculares

São parte fundamental do Projeto Educativo do Colégio de S. João de Brito, concorrendo para a formação integral dos alunos.

Têm inscrição e frequência facultativas e desenvolvem-se fora do horário curricular.

Atividades:
Infantil: Ballet, Dança criativa, Expressão Dramática, Ginástica, Mini ténis, Natação.

1º, 2º, 3º CEB e Secundário: Costura Criativa, Grupo de teatro inaciano – GTI, Natação, Órgão de Tubos, Piano, Ténis, Viola, Xadrez.

Destinatários: Alunos do 1º ao 12º ano.

Horários: Consultar folheto de ofertas para o ano letivo de 2016/17.

Coordenação: António Valente.

Saber +

Desporto

O Colégio coloca à disposição dos seus alunos, após o horário curricular, espaços de prática desportiva para os diversos escalões etários, nas modalidades de: andebol, ginástica, futebol de 7, futebol de 11, natação, ténis e voleibol.

O único objetivo da prática desportiva colegial é contribuir para a formação integral dos alunos, no sentido de estes adquirirem e viverem um estilo de vida humana e cristã.

Têm inscrição e frequência facultativas e desenvolvem-se fora do horário curricular.

Atividades: Andebol, Ginástica, Futebol (de 7 e de 11), Natação, Ténis, Voleibol.

Destinatários: Alunos do 1º ao 12º ano.

Horários: Consultar folheto de ofertas para o ano letivo de 2016/17.

Coordenação: António Valente.

Saber +

Centro de Línguas Estrangeiras

O Colégio possibilita aos alunos, a partir do 5º ano, a aprendizagem de línguas estrangeiras para além das incluídas no currículo obrigatório e o aprofundamento dos seus conhecimentos nestas últimas.
O corpo docente é preferencialmente nativo da língua estrangeira lecionada. São celebrados convénios que possibilitam aos alunos obter certificação internacionalmente reconhecida, realizando as provas necessárias nas instalações do Colégio.

Línguas: Inglês, Espanhol, Francês, Mandarim

Destinatários: Alunos do 5º ao 12º ano.

Horário: a definir no início do ano letivo.

Coordenação: António Valente.

Saber +

Clube da Matemática

O Clube da Matemática tem como objetivo dar a conhecer e experimentar a riqueza e a abrangência da ciência milenar que é a Matemática. Através de uma vertente mais lúdica e recreativa poderá ser possível aprender e desenvolver estratégias que levem ao sucesso no desempenho de uma tarefa, jogo ou na resolução de um problema matemático. Para tal, o estimular de raciocínios lógico-dedutivos será o suporte no desenvolvimento de competências essenciais que se pretenderão extensíveis para o trabalho que é levado a cabo em sala de aula, nos diferentes ciclos de ensino.

Atividades:

  • Olimpíadas Portuguesas da Matemática (alunos do 3º ao 12º ano)
  • Canguru Matemático Sem Fronteiras (alunos do 2º ao 12º ano)
  • Super T Matik – Cálculo Mental (alunos do 1º, 2º e 3º CEB)
  • Super T Matik – Quiz Matemático (alunos do 5º, 6º, 8º e 9º anos)
  • Equamat (alunos do 3º CEB)
  • Mat 12 (alunos do Secundário)
  • Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (alunos do 1º, 2º, 3º CEB e Secundário)
  • Ao Dobrar a Esquina (alunos do 1º, 2º e 3º CEB)
  • Problemas em Escada (alunos do 1º, 2º e 3º CEB)

Destinatários: Alunos do 1º ao 12º ano.

Horários: De 2ª a 6ª feira entre as 12h30 e as 14h30.

Coordenação: Departamento de Ciências Exatas.

Projetos Anuais

Projeto Eco Escolas

Descrição/atividades desenvolvidas/objetivos: é um projeto que pretende que o colégio desenvolva ações no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

A sua metodologia passa por 7 passos:

  • Conselho Eco Escola (com reuniões trimestrais);
  • Auditoria ambiental (no início do ano letivo);
  • Plano de ação (de acordo com as ações / intervenções decididas pelo Conselho Eco Escola);
  • Trabalho curricular;
  • Monitorização e avaliação;
  • Envolvimento da comunidade;
  • Eco Código.

Desenvolve atividades no âmbito dos temas base: Água, Resíduos e Energia, e ainda no âmbito da Biodiversidade e da Alimentação Saudável e Sustentável.

Destinatários: Toda a comunidade educativa

Horário/Períodos em que decorre: Ao longo de todo o ano letivo

Coordenação: Isabel Nunes

Saber +

First Lego League

O Programa da FIRST® LEGO® League (FLL), envolve os jovens em desafos tecnológicos e científcos do mundo real. As equipas constroem robots baseados em componentes da LEGO® e desenvolvem projetos de investigação. Guiados pela sua imaginação e orientados pelos treinadores, os jovens descobrem diversas carreiras entusiasmantes, aprendendo a contribuir para uma sociedade melhor.

Ao participar neste programa os Jovens dos 9 aos 16 anos conseguem:

  • Desenvolver uma estratégia, desenhar, construir, programar e testar um robot usando a tecnologia da LEGO MindStorms.
  • Criar soluções inovadoras para responder aos desafos que os cientistas de hoje enfrentam, como parte do projeto de investigação.
  • Aplicar conceitos de matemática e ciência no mundo real.
  • Desenvolver competências para o mundo do trabalho, tais como pensamento crítico, gestão do tempo, colaboração e comunicação, favorecendo a auto-confança.
  • Envolver-se em atividades guiadas pelos valores da FLL.
  • Tornar-se membro ativo na sua comunidade local e global.
  • Escolher participar em torneiros ofciais e eventos locais organizados pela sua comunidade.

Quem participa no programa FLL poderá também participar no Torneio Nacional.

Destinatários: Alunos do 2º e 3º CEB.

Horários: terças e quintas-feiras, entre as 13h35 e as 14.35h (ou outros dias a combinar com o treinador).

Coordenação: Leonel Mendes.

Junior Achievement - A Empresa

É o programa da Junior Achievement que tornou esta organização mundialmente reconhecida. Trata-se de um projeto de empreendedorismo onde os alunos terão de desenvolver uma ideia de negócio através da criação de uma startup onde cada aluno desempenha uma determinada função. O projeto corresponde a um ano letivo e visa desenvolver competências fundamentais para a vida académica e profissional, nomeadamente competências ao nível comunicacional, organizacional, do planeamento, do trabalho em equipa, das relações interpessoais e da criatividade.
O projeto visa inspirar e preparar os jovens para alcançar o sucesso numa economia global através de três pilares fundamentais: educação para o empreendedorismo, literacia financeira e competências para a empregabilidade.

“Every young person should have a practical entrepreneurial experience before leaving compulsory education.” – European Commission

Destinatários: alunos do 12º ano de escolaridade.

Horário: variável e divulgado aos alunos no início de cada ano letivo.

Coordenação: Célia Teixeira.

Desafios2Life

Procura da excelência humana através de ferramentas úteis para a vida. Procura dotar os alunos de ferramentas úteis para as suas vidas através de atividades, estratégias e desafios.

Atividades: suporte básico de vida/1ºs socorros; técnicas de sobrevivência; construções; arranjos; lidar com a pressão; teambuilding; culinária; trabalho c/cordas; (todas as atividades são desenvolvidas em complementaridade com outras áreas disciplinares).

Destinatários: Alunos do 7º e 8º anos.

Horário: 3ªs e 5ªs das 15h20 às 16h05

Coordenação: Departamento de Educação Física

© Colégio de São João de Brito
Propriedade da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Alvará nº 980.