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Oferta Educativa

Oferta de Complemento

Atividades de Desenvolvimento Pessoal e Religioso

Pastoral

A Pastoral pretende ser cada vez mais o coração do nosso Colégio: um coração que quer e deseja ajudar cada um – alunos, educadores e pais – a compassar a sua vida com a respiração de Deus em nós. Através das mais diversas atividades, procuramos cuidar do coração do cada um, ajudando-o a fazer a descoberta espiritual da presença discreta de Deus na sua realidade – em si, nos outros, na natureza e no mundo.

A Pastoral quer, assim, ajudar cada um a ser “girafa”: a ter um coração grande, capaz de se compadecer misericordiosamente pelo outro e de se inclinar no seu serviço; a ter um olhar largo, descentrado de si próprio e dos seus problemas, capaz de ver a vida como Deus a vê, com esperança e alegria.

Atividades:

  • Manhã/tarde/dia de reflexão de turma
  • Missas de turma
  • Catequese
  • Preparação para a Primeira Comunhão, Profissão de Fé e Crisma
  • Grupos de Vida Cristã (CVX)
  • CAFÉ (Curso de Aprofundamento da Fé)
  • Encontros de Educadores

Destinatários: Alunos do Jardim de Infância ao 12º ano.

Coordenação: P. Carlos Carvalho, sj.

Formação Humana

Elaborado pela Oficina de Inovação Pedagógica de Formação Humana do Colégio de S. João de Brito (OIPFH-CSJB), o Programa de Formação Humana incorpora o modelo teórico das Forças Humanas do Caráter desenvolvido por Christopher Peterson e Martin Seligman (Character Strengths and Virtues. A Handbook and Classification. 2004). Este modelo, decorrente de um trabalho de investigação realizado no âmbito da Psicologia Positiva, procurou definir as características e ações do ser humano que favorecem não apenas uma melhor saúde mental, mas sobretudo uma vida em sociedade orientada para «a solidariedade, para o florescimento humano e para a paz». Baseando-se num projeto de investigação (Telos Taxonomy Project, 2000), conduzido em diversos países dos diferentes continentes, o modelo propõe uma taxonomia constituída por vinte e quatro “forças humanas do caráter”, que foram agrupadas em seis virtudes fundamentais: a Sabedoria, a Coragem, o Amor/Humanidade, a Justiça, a Temperança e a Transcendência.

O Programa de Formação Humana organiza-se por ciclos de ensino – Jardim de Infância, 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e Ensino Secundário –, prevendo atividades a realizar em aula e fora dela, orientadas pelo Professor Responsável de Turma, para o desenvolvimento de particulares forças do caráter, em cada ano. Com efeito, a estruturação do programa tem em vista a articulação horizontal e vertical dos objetivos a atingir, das atividades e projetos a implementar, a adequação aos alunos nas suas diversas condições etárias e psicológicas e a promoção de um crescimento integral, que proporcione o desenvolvimento equilibrado das suas potencialidades humanas, com a construção de um projeto de vida inspirado no modelo de Cristo.

Embora com enfoque especial no modelo das Forças Humanas do Caráter, o programa de Formação Humana tem nas suas raízes:

  • A ancoragem no Ideário dos Colégios da Companhia de Jesus em Portugal e no Projeto Educativo do Colégio;
  • A focalização na visão e na missão para os colégios definida no Plano Apostólico da Província Portuguesa da Companhia de Jesus (2016/2022);
  • A inclusão do modelo da excelência humana – 4’C (tornar os alunos pessoas competentes, conscientes, compassivas e comprometidas).

Para além disso, seguindo as diretrizes ministeriais relativamente à nova componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, as atividades previstas para o ensino básico permitem ainda trabalhar os seguintes temas fundamentais:

  • Direitos Humanos;
  • Igualdade de Género;
  • Interculturalidade;
  • Desenvolvimento Sustentável;
  • Educação Ambiental;
  • Saúde;
  • Sexualidade;
  • Media;
  • Instituições e participação democrática;
  • Literacia financeira e educação para o consumo;
  • Segurança rodoviária.

Os objetivos deste Programa – num colégio que é uma obra apostólica da Companhia de Jesus - não se esgotam na disciplina de Formação Humana, sendo transversais à lecionação de todas a disciplinas, às atividades da Pastoral, do Serviço Social e do Serviço de Psicopedagogia, à Educação na Interioridade, à Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), às atividades extracurriculares e a todo o processo de modelagem dos educadores. Não obstante, a disciplina de Formação Humana constitui um contexto privilegiado para que, de forma estruturada, se desenvolva um trabalho que contribua para a formação integral dos alunos.

Destinatários: Alunos do 1º ao 12º ano.

Educação na Interioridade

Parar e estar em silêncio, contrariando a hiperatividade e a hiperestimulação em que vivemos, é cultivar a interioridade, abrir portas dentro de cada um, viver a partir de dentro para uma melhor relação com e para o outro.

Para desenvolver esta dimensão nos alunos, a Oficina de Inovação Pedagógica “Educação para a Interioridade” está a implementar um projeto que pretende desenvolver as três dimensões da pessoa humana (pessoal, social e espiritual), respondendo a três questões: “Quem sou?”, “Como me relaciono?”, “Qual o sentido da vida?”.

Já foram realizadas atividades com alunos de alguns anos, que serão este ano alargadas a todos, por forma a conseguir embeber o quotidiano dos jovens e o nosso modo de proceder diário de momentos que nos abram à nossa interioridade.

Destinatários: Alunos do pré-escolar ao 12º ano.

Projeto SER +

O colégio, tendo como lema Educar para Servir, procura formar os seus alunos para serem homens e mulheres para os outros e com os outros. Com o intuito de ajudar a concretizar este objetivo surgiu o projeto SER +, procurando desenvolver atividades sociais com os alunos e comunidade educativa, incentivando-os a descobrirem e envolverem-se com realidades sociais diversas.

O Projeto procura alcançar os seguintes objetivos:

  • Desenvolver atividades que fomentem a igualdade e a partilha, através de um trabalho conjunto;
  • Colaborar na resolução das necessidades de determinadas instituições;
  • Criar oportunidades de maior conhecimento e interação com as instituições apoiadas;
  • Incentivar a reflexão sobre as diferentes realidades sociais;
  • Fomentar o compromisso pessoal com a sociedade na busca de uma participação ativa.

Destinatários: alunos dos 3 aos 18 anos e comunidade educativa.

Horários: Ao longo de todo o ano, com atividades concretas por período.

Coordenação: Carla Cardoso.

Programa de orientação vocacional (9º ano de escolaridade)

Conjunto estruturado de atividades, que decorrem em grupos de 10 a 15 alunos, orientadas por uma psicóloga e com o objetivo de ajudar os jovens a definir o seu projeto de vida. Alguns dos temas abordados são: características de personalidade, interesses, valores, aptidões, história de vida, etc… A metodologia destas sessões é primordialmente ativa e pretende promover a autogestão, a responsabilidade pessoal, a compreensão das necessidades pessoais, a partilha de histórias e entrevistas em profundidade, o debate e discussão de ideias, a autorreflexão sobre as características pessoais identificadas e o seu relacionamento com diferentes profissões.

Destinatários: alunos do 9º ano.

Períodos em que decorre: de setembro a abril, semanalmente e enquadrado nas aulas de Formação Humana.

Coordenação: uma das psicólogas do Colégio.

Acompanhamento Escolar

Prolongamento

Designa-se por Prolongamento o tempo que os alunos do Jardim de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico permanecem no Colégio entre as 17h00 e as 18h30.
No Jardim de Infância as crianças ficam acompanhadas por educadores não docentes no espaço de recreio ou em espaço interior, próprio para o efeito, conforme a época do ano letivo e as condições climatéricas. As atividades propostas são, na maioria das vezes, de caráter livre e lúdico.
No 1º Ciclo os alunos ficam acompanhados por educadores docentes e não docentes no espaço de recreio ou em espaço interior (sala de aula ou espaço próprio para o efeito) de acordo com eventuais tarefas escolares que tenham de realizar, e também de acordo com as condições climatéricas. No espaço de recreio as atividades propostas são, na maioria das ocasiões, de caráter livre e lúdico.

Destinatários: Alunos da Infantil e do 1º CEB.

Coordenação: Coordenador da Infantil e do 1º CEB.

Sala de Estudo

A Sala de Estudo é um espaço de trabalho, cujo principal objetivo é proporcionar aos alunos o desenvolvimento de hábitos de trabalho autónomo. Os alunos realizam os seus trabalhos de casa, preparam as aulas e consolidam o estudo das diferentes disciplinas, com a supervisão de um professor.
Este espaço destina-se a todos os alunos do 2º ao 3ºciclo e funciona após o horário letivo, numa sala de aula ou sala de estudo.

Destinatários: alunos do 2º CEB e do 3º CEB.

Coordenação: Diretores do 2º e do 3ºCEB.

TRABALHO DE PROJETO

O Trabalho de Projeto constitui-se como uma das metodologias ativas para o século XXI que dá ao estudante um papel ativo no seu processo de aprendizagem e que constitui o educador como um dinamizador e orientador das aprendizagens dos alunos. Nesta disciplina, os alunos aprendem a trabalhar em grupo, pesquisar através de diferentes fontes, selecionar conteúdo relevante, fazer uma gestão de tempo adequada, bem como a planear para depois executar e por fim avaliar.

No CSJB, o Trabalho de Projeto é uma componente muito importante das atividades levadas no 2º ciclo, estando a sua orientação a cargo de um Professor Auxiliar e dos Professores Tutores (a maioria dos professores do 2º ciclo, e não só).

Ao longo do ano, os alunos investigam, cooperam, tomam decisões e refletem realizando atividades individuais e em grupos relacionadas com as diferentes áreas do conhecimento.

Há projetos que envolvem diferentes disciplinas e que culminam em produtos finais diversificados, desde debates, a representações teatrais, maquetes, individuais para os tabuleiros do refeitório, teatro interventivo, transformação de sala de aula, “passaporte” (guia turístico), entre outros.

Com esta metodologia, os alunos adquirem conhecimentos e aprendem conteúdos, trabalhando com outros, durante um período de tempo em que investigam para responder a questões complexas, problemas ou desafios reais.

Destinatários: alunos do 2º CEB.

Coordenação: Diretora do 2º CEB.

Atividades de Férias

Férias Desportivas

O Colégio oferece programas de atividades para os períodos não letivos, designados “Férias Desportivas”. Pretendem ser espaços para “Educar em Tempo Livre”, através de atividades físico-motoras e expressivas, que visam trabalhar a autonomia, a responsabilidade e a criatividade das crianças e jovens participantes, bem como potenciar a autossuperação e o desenvolvimento de atitudes de diálogo e de respeito pelo outro.

Destinatários: crianças dos 6 aos 15 anos (o Colégio aceita inscrições de alunos externos);

Períodos: interrupções letivas do Natal, Páscoa e mês de julho.

Informações: atividades@csjb.pt

Campinácios

Os Campinácios são um movimento de campos de férias inaciano, onde participam os alunos dos três colégios da Companhia de Jesus em Portugal, liderado por um Assistente Nacional (padre jesuíta), uma Direção Nacional e três Direções Locais. Todas as atividades e campos de verão que organiza dependem do tempo e dedicação oferecidos gratuitamente por antigos alunos, e têm por base quatro pilares: Deus; Eu; Outros; Natureza.

No nosso Colégio, os Campinácios, para além das atividades nacionais, organizam e propõem atividades locais, que procuram ajudar os alunos a refletirem sobre estes quatro aspetos da vida, por escalões: Triciclos (5º e 6º ano); Trotinetas (7º e 8º ano); Bicicletas (9º e 10º ano); Lambretas (11º e 12º ano).

Atividades: Campos de férias e atividades de animação locais.

Destinatários: Alunos do 5º ao 12º ano.

Coordenação: Assistente Nacional e Direções Locais.

Atividades de Enriquecimento Curricular

Atividades Circum-escolares (ACE)

Procuram potenciar aprendizagens e fomentar valores que complementem as vivências curriculares. Destinam-se aos alunos do 1º e 2º CEB e têm inscrição e frequência obrigatórias.
Desenvolvem-se dentro do horário curricular e têm uma carga horária de 2 tempos semanais.
Tendo em consideração a transversalidade das atividades físico-motoras e expressivas propostas, pretende-se que os alunos vivenciem um leque alargado de experiências que possibilitem:

  • A compreensão de regras e limites;
  • Desenvolver a noção de grupo e o sentimento de pertença;
  • Melhorar a imagem corporal, a autoestima, a segurança e a motivação;
  • Desenvolver a autonomia e a maturidade;
  • Treinar a atenção e a concentração;
  • Controlar as emoções e a agressividade;
  • Desenvolver a comunicação verbal e não-verbal;
  • Melhorar a capacidade de liderança e de resolução de problemas;
  • Adquirir hábitos de vida ativa e saudável.

Atividades:

1º Ciclo: atletismo, artes plásticas, ballet, ciência divertida, costura criativa, expressão dramática, ginástica desportiva e trampolins, jogos desportivos coletivos (3º e 4º anos), jogos pré-desportivos (1º e 2º anos), natação, órgão de tubos (3º e 4º anos), patinagem, piano, ténis, ténis de mesa, The Inventors (3º e 4º anos), viola e xadrez.

2º Ciclo: atletismo, andebol, artes plásticas, ballet, basquetebol, costura criativa, dança, futebol, ginástica desportiva e trampolins, horticultura, floricultura e jardinagem, natação, órgão de tubos, patinagem, piano, teatro, ténis, ténis de mesa, The Inventors, viola, voleibol e xadrez.

Destinatários: Alunos do 1º ao 6º ano.

Horários: 1º e 2º ano – 6ª feira (14h10/15h00 e 15h20/16h10); 3º e 4º ano – 3ª feira (14h10/15h00 e 15h20/16h10); 5º e 6º ano – 4ª feira (14h10/15h00 e 15h20/16h10).

Coordenação: António Valente.

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Atividades Extracurriculares

São parte fundamental do Projeto Educativo do Colégio de S. João de Brito, concorrendo para a formação integral dos alunos.

Têm inscrição e frequência facultativas e desenvolvem-se fora do horário curricular.

Atividades

Infantil: ballet, dança criativa, expressão dramática, ginástica, mini ténis, natação.

1º, 2º, 3º CEB e Secundário: costura criativa, grupo de teatro inaciano – GTI, natação, órgão de tubos, piano, ténis, viola, xadrez.

Destinatários: alunos do 1º ao 12º ano.

Horários: Consultar folheto de ofertas para o ano letivo de 2018/19.

Coordenação: António Valente.

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Desporto

O Colégio coloca à disposição dos seus alunos, após o horário curricular, espaços de prática desportiva para os diversos escalões etários, nas modalidades de: andebol, ginástica, futebol de 7, futebol de 11, natação, ténis e voleibol.

O único objetivo da prática desportiva colegial é contribuir para a formação integral dos alunos, no sentido de estes adquirirem e viverem um estilo de vida humana e cristã.

Têm inscrição e frequência facultativas e desenvolvem-se fora do horário curricular.

Atividades: andebol, ginástica, futebol (de 7 e de 11), natação, ténis, voleibol.

Destinatários: alunos do 1º ao 12º ano.

Horários: consultar folheto de ofertas para o ano letivo de 2018/19.

Coordenação: António Valente.

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Ciências Experimentais no 1º Ciclo

Tendo como premissa que, durante a escolaridade obrigatória, o aluno deverá aprender ciência (adquirir e desenvolver conceitos), aprender sobre ciência (compreender a natureza, a história e evolução da ciência) e fazer ciência (desenvolver competências de resolução de problemas), surgiu o tempo letivo “Ciências Experimentais” que, apesar de articular com os conteúdos da disciplina do Estudo do Meio, pretende ir um pouco mais além.

Durante este tempo é adotada uma estratégia de ensino-aprendizagem hands on, minds on e hearts on, que permite e potencia a aprendizagem dos conhecimentos científicos, interligando a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente. Esta estratégia visa promover o desenvolvimento das capacidades de pensamento criativo, crítico e metacognitivo e concorrer diretamente para os objetivos do Horizonte 2022 e para o “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.

Objetivos 

  • Contribuir, na área dos “Conhecimentos e Capacidades”, para a Literacia Científica e Tecnológica;
  • Contribuir, na área das “Competências”, para o desenvolvimento do Pensamento Crítico e Resolução de Problemas, da Criatividade, da Comunicação e da Colaboração;
  • Contribuir, na área das “Qualidades de Caráter e Atitudes”, para o estímulo da Curiosidade, para o desenvolvimento das capacidades de Iniciativa e Liderança, de Persistência e de Coragem, a Adaptabilidade, e a Consciência Ambiental e Pessoal;
  • Desenvolver o gosto e o conhecimento das ciências abordando a natureza da Ciência.

Destinatários: alunos do 3º e 4º anos do 1º CEB.

Coordenação: professoras Cristina Martins e Sílvia Sepúlveda.

Sala da Esfera

A Sala da Esfera é um espaço dedicado ao desenvolvimento de competências nas áreas da Matemática (Clube da Matemática) e das Humanidades (Academia). O nome do espaço remete para a importante "Aula da Esfera" no antigo Colégio de Santo Antão - centro importantíssimo para o desenvolvimento da ciência em Portugal.

CLUBE DA MATEMÁTICA

O Clube da Matemática tem como objetivo dar a conhecer e experimentar a riqueza e a abrangência da ciência milenar que é a Matemática. Através de uma vertente mais lúdica e recreativa poderá ser possível aprender e desenvolver estratégias que levem ao sucesso no desempenho de uma tarefa, jogo ou na resolução de um problema matemático. Para tal, o estimular de raciocínios lógico-dedutivos será o suporte no desenvolvimento de competências essenciais que se pretenderão extensíveis para o trabalho que é levado a cabo em sala de aula, nos diferentes ciclos de ensino.

Atividades

  • Olimpíadas Portuguesas da Matemática (alunos do 3º ao 12º ano)
  • Canguru Matemático Sem Fronteiras (alunos do 2º ao 12º ano)
  • Pangea (alunos do 3º ao 10º)
  • Super T Matik – Cálculo Mental (alunos do 1º, 2º e 3º CEB)
  • Super T Matik – Quiz Matemático (alunos do 5º, 6º, 8º e 9º anos)
  • Equamat (alunos do 3º CEB)
  • Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (alunos do 1º, 2º, 3º CEB e Secundário)
  • Ao Dobrar a Esquina (alunos do 1º, 2º e 3º CEB)

Destinatários: alunos do 1º ao 12º ano.

Horários: de 2ª a 6ª feira entre as 12h30 e as 14h30.

Coordenação: Departamento de Ciências Exatas.

ACADEMIA

O objetivo da Academia (sujo nome remonta à Academia da Platão) é desenvolver nos jovens a curiosidade e o interesse pelas disciplinas ditas "humanísticas". Através de jogos disponibilizados na Sala da Esfera, para uso dos alunos durante o intervalo do almoço, ou de atividades orientadas por professores em horário extraescolar nas diferentes "Academias" em que os alunos de inscrevem por opção, as oportunidades são múltiplas para os jovens ganharem novos conhecimentos de geografia, português, história ou filosofia.

Atividades

  • Concurso de Debates (secundário)
  • SUPER T, ECOMAT

Destinatários: alunos do 1º ao 12º ano.

Horários das Atividades na Sala da Esfera: de 2ª a 6ª feira entre as 12h30 e as 14h30.

Horários dos encontros das diferentes Academias:

• Academia dos Primeiros (1ºciclo): várias atividades ao longo do ano no período letivo, normalmente à hora do almoço;
• Academia dos Segundos (2ºciclo): quartas-feiras das 16:30 às 17:30;
• Academia dos Terceiras (3ºciclo): terças-feiras, das 13h45 às 15h30;
• Academia dos Grandes (secundário): quartas-feiras das 16:30 às 17:30.

Coordenação: Vasco Cardoso.

Projetos Anuais

Projeto Eco Escolas

Descrição/atividades desenvolvidas/objetivos: é um projeto que pretende que o colégio desenvolva ações no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

A sua metodologia passa por 7 passos:

  • Conselho Eco Escola (com reuniões trimestrais);
  • Auditoria ambiental (no início do ano letivo);
  • Plano de ação (de acordo com as ações / intervenções decididas pelo Conselho Eco Escola);
  • Trabalho curricular;
  • Monitorização e avaliação;
  • Envolvimento da comunidade;
  • Eco Código.

Desenvolve atividades no âmbito dos temas base: água, resíduos e energia, e ainda no âmbito da biodiversidade e da alimentação saudável e sustentável.

Destinatários: toda a comunidade educativa.

Horário/Períodos em que decorre: ao longo de todo o ano letivo.

Coordenação: Maria Cristina Martins

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Junior Achievement - A Empresa

É o programa da Junior Achievement que tornou esta organização mundialmente reconhecida. Trata-se de um projeto de empreendedorismo onde os alunos terão de desenvolver uma ideia de negócio através da criação de uma startup onde cada aluno desempenha uma determinada função. O projeto corresponde a um ano letivo e visa desenvolver competências fundamentais para a vida académica e profissional, nomeadamente competências ao nível comunicacional, organizacional, do planeamento, do trabalho em equipa, das relações interpessoais e da criatividade.
O projeto visa inspirar e preparar os jovens para alcançar o sucesso numa economia global através de três pilares fundamentais: educação para o empreendedorismo, literacia financeira e competências para a empregabilidade.

“Every young person should have a practical entrepreneurial experience before leaving compulsory education.” – European Commission

Destinatários: alunos do 12º ano de escolaridade.

Horário: variável e divulgado aos alunos no início de cada ano letivo.

Coordenação: Célia Teixeira.

TArde magis

Os alunos do 7º ano têm incluída no seu horário uma tarde por semana em que se trabalham conteúdos variados de forma dinâmica, tendo em vista a procura da excelência humana através de ferramentas úteis para a vida.

Quinzenalmente, os alunos terão uma sessão intitulada "Desafios 4Life", em que se abordarão os seguintes conteúdos:

• suporte básico de vida/primeiros socorros;
• técnicas de sobrevivência;
• construções e arranjos;
• lidar com a pressão;
• team building (dinâmicas de grupo);
• culinária;
• trabalho c/cordas.

Em alternância com os Desafios 4Life, também de 15 em 15 dias, os alunos terão uma sessão temática, segundo o seguinte esquema:

  • 1º período: Programa de Prevenção de Bullying;
  • 2º período: Literacia Financeira;
  • 3º período: Introdução do Pensamento Crítico.


Destinatários: alunos do 7º ano.

Horário: 2ªs e 5ªs (uma tarde por turma)

Coordenação: Departamento de Educação Física.

© Colégio de São João de Brito
Propriedade da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Alvará nº 980.