Oferta Educativa

Admissão de Alunos

O Colégio admite alunos para todos os níveis do pré-escolar ao 12º ano. Caso ainda não o tenha feito, sugerimos que consulte o nosso Projeto Educativo, de modo a conhecer melhor o Colégio. Poderá também ser útil consultar as Perguntas Frequentes.
Se pretender candidatar um aluno à admissão no Colégio, deverá consultar os Critérios de Admissão e o Cronograma e preencher o Formulário de Candidatura.
Neste formulário são pedidos alguns dados de identificação relativos ao aluno e aos seus pais, pelo que sugerimos que, antes de preencher o formulário, tenha presentes estes elementos. A pessoa responsável pela candidatura (habitualmente o pai ou a mãe) deverá preencher os campos de identificação e escolher uma palavra-passe, que lhe permitirá consultar o estado da(s) candidatura(s) que efetuou.
Quando submeter a candidatura, receberá uma mensagem que confirma o seu registo na nossa base de dados.
Após validação das informações prestadas na candidatura, será atribuída uma pontuação com base nos critérios de admissão.

+ Informações
Caso surja alguma dúvida, poderá contactar a Secretária do Colégio através do endereço eletrónico secretaria@csjb.pt ou através dos telefones 217519067/93.
O horário de atendimento ao público é de 2ª a 6ª feira entre as 8h00 e as 13h e entre as 14h e as 19h (nos períodos de interrupção letiva – férias de Natal, Carnaval, Páscoa e meses de julho e agosto o atendimento será até às 17h).
 

Critérios de admissão

CRITÉRIO PONTOS
Filho ou neto da pessoa a quem a Companhia de Jesus deseja manifestar especial reconhecimento (a juízo do P. Provincial) prioridade
Familiar de Jesuíta
- Irmão 70
- Sobrinho em 1º grau 60
- Sobrinho em 2º grau 50
- Primo em 1º grau 35
Familiar de atual colaborador do Colégio S. João de Brito
- Filho 60
- Neto 50
Filho de atual colaborador do CIL (Centro Inaciano do Lumiar) 55
Irmão de aluno(s) que frequenta(m) o Colégio 55
Meio irmão de aluno(s) que frequenta(m) o Colégio  30
Filho de antigo aluno da Companhia de Jesus
- do Colégio S. João de Brito (por cada ano de frequência) 3
- do Colégio das Caldinhas, CAIC e estrangeiros (por cada ano) 2
Filho de Sócio da Associação de Antigos Alunos
- sócio há menos de 5 anos 5
- sócio há mais de 5 anos 10
Filho de atual membro da CVX
- membro há menos de 5 anos 5
- membro há mais de 5 anos 10
Filho de Leigos para o Desenvolvimento
- por cada ano em missão 5
Antiguidade da candidatura (por cada ano) 3

Observações:

  • A pontuação é cumulativa, sempre que o candidato reúna mais do que uma das condições indicadas nos critérios. Cabe à Direção do Colégio confirmar e ratificar as pontuações atribuídas aos candidatos.  
  • Os candidatos deverão juntar à ficha de candidatura todos os documentos que comprovem a elegibilidade para a atribuição das pontuações mencionadas nos critérios de admissão. Todas as alterações à candidatura terão de ser comunicadas à Secretaria do Colégio, não se responsabilizando esta por falhas decorrentes de informações omissas ou desatualizadas.  
  • Independentemente da pontuação obtida através da aplicação dos critérios de admissão, a matrícula do candidato está dependente do resultado da entrevista com o Diretor de Ciclo.
  • No caso de se verificarem desistências por parte de alunos que foram chamados, o Colégio reserva-se o direito de chamar outros candidatos.

Candidaturas e renovações

O Colégio sugere a candidatura para os anos nos quais serão constituídas novas turmas (3 anos, 1º ano, 5º ano e 10º ano). Nos restantes níveis poderão surgir algumas vagas, decorrentes de transferências ou reprovações.

  • A candidatura efetuada pela primeira vez tem um custo de 50€*.
  • As renovações para anos/ciclos posteriores não implicam qualquer encargo.

* O valor referido reverterá na sua totalidade para o apoio às bolsas de estudo atribuídas pelo “Fundo de Santo Inácio”.

Cronograma

Níveis Infantil 3 anos,
1º ano, 5º ano
Infantil 4 e 5 anos,
2º, 3º, 4º, 6º, 7º, 8º e  9º anos
10º ano 11º e 12º anos
Receção de candidaturas
(para o ano letivo seguinte)
31 de outubro 31 de maio 30 de junho
Receção de candidaturas
(para anos letivos posteriores)
Todo o ano Todo o ano Todo o ano Todo o ano
Resposta aos candidatos não admitidos Março Durante julho Durante julho Durante julho
Resposta aos candidatos admitidos Janeiro Até julho Até julho Até julho

Notas:

  • Caso se tenha ultrapassado o prazo normal de receção de candidaturas para o ano letivo seguinte, poderá ficar registada na candidatura para anos letivos posteriores a indicação de que, caso surja uma vaga, existe interesse na antecipação da admissão.

  • Em janeiro são chamados os alunos com possibilidade de admissão (Infantil – 3 anos, 1º e 5º anos) e é realizada uma reunião geral com os pais. Nesta reunião, serão marcadas entrevistas com o Diretor de Ciclo. Do resultado da entrevista dependerá a efetivação da matrícula no Colégio, dentro de um prazo a indicar.

© Colégio de São João de Brito
Propriedade da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Alvará nº 980.