Ano Letivo

Notícias

1ª eliminatória das Olimpíadas da Matemática


No dia 8 de novembro, no Colégio (sala de conferências), vai decorrer a 1.ª eliminatória das XXXVI Olimpíadas Portuguesas da Matemática, para alunos das Categorias Júnior (6.º e 7.º anos), A (8.º e 9.º anos) e B (10.º, 11.º e 12.º anos).

Os alunos selecionados nesta eliminatória irão poder participar depois na 2ª eliminatória, no dia 10 de janeiro. Nessa altura, poderão ficar apurados os alunos representantes do colégio que irão depois a Mirandela, nos dias 22-25 de março, participar na final nacional.

As Olimpíadas da Matemática são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática e este ano, à semelhança das edições anteriores, pretendem dar oportunidade aos estudantes mais novos de participar nesta atividade. Assim sendo, no dia 8 de novembro, também os alunos do 5º ano vão poder participar, através de uma prova única, nas chamadas Pré-Olimpíadas. Para os alunos do 3º e 4º ano do 1º ciclo também haverá as Mini-Olimpíadas, constante de uma prova única a decorrer durante o mês de janeiro de 2017.

Tendo como principal objetivo incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática e detetar vocações precoces nesta área do saber, as Olimpíadas Portuguesas de Matemática são também o meio de seleção das equipas que irão representar Portugal nas Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em julho de 2018, nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, que decorrerão em julho de 2018, na Roménia, e nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, que terão lugar em setembro de 2018, em Portugal e Espanha.

© Colégio de São João de Brito
Propriedade da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Alvará nº 980.