Ano Letivo

Notícias

S.C.C. - atividades culturais na Primária e Infantil

Ao longo da Semana da Cultura e da Ciência, como se pode observar no programa, todos os alunos do S. João de Brito, desde os meninos do Pré-escolar aos do Secundário, puderam contar com uma oferta riquíssima de atividades. Ao longo dos próximos dias, iremos divulgar em vários artigos algumas das iniciativas em que alunos e professores se viram envolvidos.


Tal como as atividades científicas que já descrevemos noutro texto, também as atividades culturais desenvolvidas com os meninos mais novos, a nível da música, da expressão plástica e da leitura, enriqueceram a nossa semana.

Na sala de expressão musical do 1º ciclo e das duas turmas dos 5 anos do pré-escolar, os alunos puderam, ao longo da semana, explorar a manipulação de materiais invulgares do quotidiano para a produção criativa de sons, bem como desenvolver a sua curiosidade sobre estilos musicais e compositores ditos Clássicos.

Com as salas do pré-escolar, amarela e verde, houve audição da peça de Tchaikovsky "Abertura 1812", com o reconhecimento dos instrumentos de orquestra intervenientes e dramatização de cada passagem da obra, onde não faltou a exuberante reação por parte dos alunos ao reconhecerem os sons de canhões da percussão, o tema da vitória e o tocar dos sinos da Catedral à chegada das tropas vencedoras.

Estes alunos do pré-escolar, juntamente com todos os do 1º ciclo, exploraram ainda a peça de José Jorge Letria "O Pasteleiro Guloso", musicada com instrumentos feitos com materiais reutilizados e objetos de cozinha, bem como com percussão corporal e aplicando sons vocais e mímica. Todos apreciaram o texto e demonstraram-se sensibilizados para a necessidade de corrigir más práticas na ingestão de açúcar. A qualidade, diversidade e quantidade de alimentos que ingerimos diariamente foi assunto vivamente discutido por todos.

Por fim, todos os alunos do pré-escolar e algumas turmas do 1º ciclo, auto-denominados “os cientistas do som”, fizeram a atividade "Onda de som/ Ouvir, Sentir e Ver o Som". Para estas explorações, os alunos utilizaram instrumentos e materiais da sala, cedidos pela professora de expressão musical ou trazidos por eles de casa, e outros instrumentos ainda, feitos por colegas a partir de materiais de desperdício (tarefa concretizada, como tema livre, a pares, pelo 3º e 4º ano). Utilizaram o diapasão, teclados eletrónicos pessoais, prato de metal de bateria, metalofones, clavas, sacos de plástico, garrafas, latas, caixas de cartão, "telefone" de plástico e fio de nylon executados pelos próprios ou por outros colegas, recipientes vazios e com água, tambores e arroz cru.

Mas o âmbito das artes e letras não se esgotou nestas experiências musicais! Numa atividade orientada e dinamizada pelo professor Sérgio Coutinho, os alunos do 3.º ano construíram um friso gigante sobre desportos, sob a liderança dos alunos do 5.º D. Para além disso, na sala do 3ºA, os meninos experimentaram uma forma diferente de escutar uma história: deitados no chão, de olhos vendados, os alunos ouviram a história “O Livro Negro das Cores” e foram experimentando diferentes sensações, utilizando os seus outros sentidos.

Por último, ao nível do desenvolvimento das Línguas e Humanidades, é de sublinhar ainda as atividades na Sala da Esfera, todos os dias à hora do almoço, em que os meninos da Primária se entusiasmaram a jogar ao jogo Super T com perguntas sobre a Língua Portuguesa, a História de Portugal, Inglês e até Espanhol!

© Colégio de São João de Brito
Propriedade da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Alvará nº 980.