Ano Letivo

Notícias

SEMANA DA CULTURA E DA CIÊNCIA: A CIÊNCIA CHEGA AOS MAIS NOVOS

Ao longo da Semana da Cultura e da Ciência, como se pode observar no programa, todos os alunos do S. João de Brito, desde os meninos do Pré-escolar aos do Secundário, puderam contar com uma oferta riquíssima de atividades. Ao longo dos próximos dias, iremos divulgar em vários artigos algumas das iniciativas em que alunos e professores se viram envolvidos.


Comecemos pelos alunos mais pequeninos. Para os meninos da Infantil, uma atividade muito interessante foi a Batalha das Esferinhas, organizada pela Sala da Esfera, onde estão instalados o Clube da Matemática e a Academia. Nesta que foi a sua primeira visita a este espaço, os alunos divertiram-se com uma gincana onde, de posto em posto, tinham de competir em jogos matemáticos – como o “Cães e Gatos” e o Tangram –, e outras atividades. Na mesma Sala da Esfera, os alunos da Primária foram desafiados todos os dias à hora do almoço em vários mini-campeonatos de jogos e puzzles matemáticos, em que foram cada vez mais desenvolvendo o gosto pelo raciocínio espacial e estratégico, bem como pelo cálculo mental.

Nesta semana, os alunos da Primária tiveram também a oportunidade de interagir com os seus colegas do secundário e de realizar verdadeiras experiências científicas, quer de Biologia, quer de Físico-Química.

No âmbito da Biologia, os meninos do 2º ano participaram no Minilab, no qual tiveram um primeiro contacto com o laboratório, através de uma aula prática em que os alunos do 11º e do 12º ano lhes explicaram o tema do revestimento dos animais. A sala estava organizada em “Stands” pelos quais os alunos circularam e nos quais puderam observar escamas de peixe, penas de ave, ou epitélio lingual ao microscópio, observar quitina de um inseto à lupa binocular e, ainda, descobrir, através unicamente do tato, qual o tipo de revestimento que estava no interior de uma caixa dentro da qual tinham de colocar a mão. Não só os alunos gostaram muito de visitar o laboratório, como esta atividade os preparou para os conteúdos que irão abordar na disciplina de Estudo do Meio.

Já os alunos do 4º ano passaram uma tarde a tomar contacto com experiências científicas através dos Laboratórios Abertos, organizados pelo Departamento de Físico-Química. Variadas reações químicas, bem como fenómenos físicos (de acústica, ótica, estática, mecânica e fluidos) foram estudados através de experiências monitorizadas e explicadas por alunos do secundário, garantindo a muitos dos alunos mais novos a oportunidade de pôr as mãos na massa. No final, a iniciativa terminou com a “pasta de dentes de elefante”, em que a mistura de água oxigenada e iodeto de potássio, caracterizada pela produção de espuma, fez as delícias dos meninos.

© Colégio de São João de Brito
Propriedade da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Alvará nº 980.