Some of the data collected by this provider is for the purposes of personalization and measuring advertising effectiveness.
Não utilizamos cookies deste tipo
Some of the data collected by this provider is for the purposes of personalization and measuring advertising effectiveness.
Some of the data collected by this provider is for the purposes of personalization and measuring advertising effectiveness.
Não utilizamos cookies deste tipo
“Explorar técnicas e materiais, experimentar sem medo de errar” é assim que começa o contacto dos nossos alunos com o mundo das artes, logo no Jardim de Infância. A partir do 1.º ano, junta-se a consciência concreta das cores primárias e secundárias a partir da experimentação e começa a fomentar-se a criação de obras com técnicas tridimensionais (modelagem de barro, colagens, origami…) que se relacionam, muitas vezes, com os temas do Estudo do Meio. No 3.º e no 4.º ano, os alunos passam a explorar, por período, um quadro de um pintor renomado, para aumentarem a sua cultura e sensibilidade. A partir do 5.º ano, o caminho acontece já no edifício do liceu, com uma nova estrutura (Educação Visual e Educação Tecnológica) e uma interação interdisciplinar com o Português que os leva, por um lado, a ilustrar contos e, por outro, a escrever apreciações críticas de obras artísticas, numa dialética que a todos aproveita.
Estas são algumas das atividades artísticas que desenvolvemos nas aulas, num departamento que une desde a Educação Musical à Geometria Descritiva, passando pelas Oficinais Audiovisuais e, obviamente, pelo Desenho. Com a missão de motivar os alunos a experimentar e investigar, em vez de avançar imediatamente para a solução mais fácil para cada tarefa que lhes é apresentada, procuramos ajudar a desenvolver nos alunos a consciência da evolução que vão fazendo, ao considerar várias possibilidades criativas para cada projeto, nomeadamente com o uso do diário gráfico que a todos acompanha desde o 3.º ano e onde o percurso de cada um vai ficando registado.
Paralelamente, também há variadas atividades extracurriculares com que se procura motivar os alunos para a criação artística, desde o Grupo de Teatro Inaciano, às aulas de piano e guitarra, passando pelo Poetry Slam que já há vários anos atrai numerosos alunos nas Jornadas da Cultura e da Ciência e na Festa das Famílias, ocasião em que também se esgota invariavelmente a lotação do auditório com a sempre aguardada Passagem de Modelos, com fatos elaborados pelos alunos de Artes do Secundário. Já no 3.º ciclo, é o cinema de animação o protagonista desses espetáculos, em que a obra final de grupos de trabalho na área multimédia é apresentada às famílias.
Com o desejo de tornar mais visível tudo o que se faz no âmbito artístico no Colégio, organizou-se, no ano passado, a Gala das Artes, com grande sucesso entre alunos e família, iniciativa que certamente passará a ser anual. Queremos desenvolver nos jovens que nos são confiados uma capacidade estética de deslumbramento, apreciação e criação, conscientes de que também essa dimensão os completa como pessoas e os prepara para serem fermento no mundo.