“Explorar técnicas e materiais, experimentar sem medo de errar” é assim que começa o contacto dos nossos alunos com o mundo das artes, logo no Jardim de Infância. A partir do 1.º ano, junta-se a consciência concreta das cores primárias e secundárias a partir da experimentação e começa a fomentar-se a criação de obras com técnicas tridimensionais (modelagem de barro, colagens, origami…) que se relacionam, muitas vezes, com os temas do Estudo do Meio. No 3.º e no 4.º ano, os alunos passam a explorar, por período, um quadro de um pintor renomado, para aumentarem a sua cultura e sensibilidade. A partir do 5.º ano, o caminho acontece já no edifício do liceu, com uma nova estrutura (Educação Visual e Educação Tecnológica) e uma interação interdisciplinar com o Português que os leva, por um lado, a ilustrar contos e, por outro, a escrever apreciações críticas de obras artísticas, numa dialética que a todos aproveita.
Estas são algumas das atividades artísticas que desenvolvemos nas aulas, num departamento que une desde a Educação Musical à Geometria Descritiva, passando pelas Oficinais Audiovisuais e, obviamente, pelo Desenho. Com a missão de motivar os alunos a experimentar e investigar, em vez de avançar imediatamente para a solução mais fácil para cada tarefa que lhes é apresentada, procuramos ajudar a desenvolver nos alunos a consciência da evolução que vão fazendo, ao considerar várias possibilidades criativas para cada projeto, nomeadamente com o uso do diário gráfico que a todos acompanha desde o 3.º ano e onde o percurso de cada um vai ficando registado.
Paralelamente, também há variadas atividades extracurriculares com que se procura motivar os alunos para a criação artística, desde o Grupo de Teatro Inaciano, às aulas de piano e guitarra, passando pelo Poetry Slam que já há vários anos atrai numerosos alunos nas Jornadas da Cultura e da Ciência e na Festa das Famílias, ocasião em que também se esgota invariavelmente a lotação do auditório com a sempre aguardada Passagem de Modelos, com fatos elaborados pelos alunos de Artes do Secundário. Já no 3.º ciclo, é o cinema de animação o protagonista desses espetáculos, em que a obra final de grupos de trabalho na área multimédia é apresentada às famílias.
Com o desejo de tornar mais visível tudo o que se faz no âmbito artístico no Colégio, organizou-se, no ano passado, a Gala das Artes, com grande sucesso entre alunos e família, iniciativa que certamente passará a ser anual. Queremos desenvolver nos jovens que nos são confiados uma capacidade estética de deslumbramento, apreciação e criação, conscientes de que também essa dimensão os completa como pessoas e os prepara para serem fermento no mundo.