COM EXCELÊNCIA, FORMAR HOMENS E MULHERES PARA OS OUTROS E COM OS OUTROS
O Colégio S. João de Brito é titular do alvará nº 980, em regime de Autonomia Pedagógica por tempo indeterminado, certificado pelo Decreto-Lei 553/80 art. 35º, alínea d.
É uma escola católica dirigida pela Companhia de Jesus.
Rege-se pelo Ideário dos Colégios da Companhia de Jesus em Portugal.
Reconhece-se identificado com os princípios educativos que dão prioridade à dignidade da pessoa humana em todas as suas dimensões. E reconhece no Evangelho a sua de fonte inspiração, como proclamação da Libertação em Jesus Cristo: reconciliação do Homem com Deus e com os outros.
Sendo um Colégio da Companhia de Jesus reconhece como fonte essencial da sua inspiração a dinâmica dos Exercícios de Santo Inácio: disponibilidade para servir; capacidade de opção em ordem ao trabalho mais eficaz, mais necessário e mais urgente; atitude de discernimento orientada para a ação, numa constante auscultação da realidade e uma permanente revisão das próprias posições.
É óbvio e compreensível que a “Pedagogia” desenvolvida no Colégio S. João de Brito se apoie em “Textos Inspiradores”.
Ora o primeiro, que é fonte, princípio e fundamento de quanto, aqui, se quer levar adiante, como contributo para a formação de homens e mulheres na sua eminente e indeclinável dignidade de pessoas humanas, chamadas, por Deus, a serem seus filhos – vivendo “para e com os outros” - , é, naturalmente, o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
Porque se trata, porém de “Pedagogia Inaciana”, isto é, porque tem a ver com a visão peculiar e original com que Inácio de Loyola e seus companheiros lêem e se esforçam por viver o Evangelho de Jesus Cristo, criaram-se textos próprios que enquadram e inspiram o labor universal pedagógico da Companhia de Jesus…, como, adiante, poderá verificar e apreciar.
O conjunto das práticas pedagógicas consagradas na Ratio Studiorum, primeiro documento orientador da pedagogia inaciana, foi sendo aplicado e testado ao longo dos séculos, recebendo as necessárias adaptações exigidas pela evolução dos tempos.
Como resposta à dinâmica de renovação introduzida pelo Vaticano II, a Companhia de Jesus elaborou um novo documento orientador da pedagogia inaciana: Características da Educação da Companhia de Jesus. Trata-se de um documento, publicado em 1986, que descreve as características fundamentais da educação da Companhia de Jesus, delineando as linhas de força do seu modo peculiar de estar em educação. Aponta uma visão e finalidade educativas bem definidas e apresenta um modelo de pedagogia estruturado segundo uma matriz própria.
Este documento desenvolve-se a partir da X parte das Características da Educação da Companhia de Jesus, como resposta à necessidade de formulação de uma pedagogia prática coerente com o referido texto e que transmita eficazmente a visão inaciana do mundo e os valores apresentados no documento.
Os objetivos propostos exigem uma metodologia própria que informa todo o processo didático-pedagógico do ensino-aprendizagem.
O Paradigma CONTEXTO - EXPERIÊNCIA - REFLEXÃO - AÇÃO - AVALIAÇÃO expressa as condições fundamentais para que a aprendizagem seja significativa, não memorizante e superficial, independentemente do tipo de objetivos que se pretendam.
Trata-se de um documento elaborado em 1980, que procura apresentar de uma forma sintética os grandes objetivos educativos dos Colégios da Companhia de Jesus.
Inspirado nos documentos fundacionais dos Colégios, proporciona uma perspetiva atualizada e dinâmica do quadro de referências que deve nortear o modo próprio de estar em educação de um Colégio da Companhia de Jesus em Portugal.
(...) Não pretende dar diretivas jurídicas ou disciplinares, mas ajudar-nos a «situar» numa perspetiva e num espírito. Deste ponto de vista representa um limite ideal para onde nos propomos tender constantemente. Funciona para nós, como horizonte de referência, para orientações e decisões a tomar, como atitude educadora de base. Tem uma dupla finalidade. Por um lado, servir de orientação, quando cada colégio, ao elaborar o Projeto Educativo, concretiza os seus objetivos e meios pedagógicos. Por outro, servir de norma para a avaliação da sua atividade educativa.
- Identidade
- Organização geral
- Linhas orientadoras do Projeto Curricular
O Colégio S. João de Brito pretende facultar aos seus alunos uma formação integral, que proporcione o desenvolvimento equilibrado de todas as potencialidades da pessoa humana.
A qualidade da formação, na procura da excelência educativa, constitui um objetivo transversal a todo o projeto educativo. A cultura do mais, o incentivo ao esforço na prossecução de metas cada vez mais exigentes, constituem atitudes que devem orientar todo o ato educativo.
A formação integral compromete educadores e alunos na atenção ao crescimento da personalidade nas suas diferentes dimensões:
O reconhecimento educativo do esforço dos alunos na prática de atitudes que traduzam os valores considerados essenciais para a vivência do Projeto Educativo, traduz-se, entre outras iniciativas, na existência do Quadro de Honra. Nele são distinguidos os alunos que educadores e colegas consideram que, ao longo do ano letivo, se destacaram pela forma como souberam transpor para a prática do dia-a-dia os ideais que lhes são transmitidos.
De destacar o prémio “Educar para servir”. É atribuído a alunos finalistas do 12º ano que melhor se identifiquem com o ideário do Colégio, premiando aqueles que ao longo dos anos de permanência no colégio, se destacaram pela forma como viveram os valores do Projeto Educativo do Colégio S. João de Brito, apresentando-se como modelos do aluno que queremos formar.
Irrompe do peito um grito
Todos juntos entoamos
Um hino a João de Brito
E ao Colégio que amamos
Esse espaço onde crescemos
Que envolve e nos abriga
E onde aos poucos forjamos
A amizade que nos liga
Educar para servir
É semente poderosa
Para o futuro construir
Em entrega generosa
João de Brito é exemplo
Ideal a alcançar
Fonte de inspiração
Para o nosso caminhar
Esforço constante e sereno
Alegria nobre e sã
Alicerces construímos
De uma vivência cristã
Com a dimensão do sonho
Que arrasta e faz vibrar
O testemunho daremos
De formação singular