Ano Letivo

AVALIAÇÕES INTERNAS vs AVALIAÇÕES EXTERNAS

Em 2021, tal como havia acontecido em 2020, no 9.º ano não houve lugar à realização de provas nacionais. Também ao nível do secundário, os exames nacionais não tiveram um caráter de obrigatoriedade para a maioria dos alunos. Neste sentido, realizaram exame os alunos que se encontravam na condição de reprovado ou autoproposto numa determinada disciplina (pelo facto de terem anulado a matrícula na disciplina), e os alunos que pretenderam usar os ditos exames como provas de ingresso para o concurso de acesso ao ensino superior.

Os exames nacionais realizados incidiram sobre as seguintes disciplinas: Português, Filosofia, Inglês, Matemática A, Desenho A, História A, Física e Química A, Biologia e Geologia, Geometria Descritiva A, História da Cultura e das Artes, Matemática B, Economia A, História B, Geografia A e Matemática Aplicada às Ciências Sociais. No conjunto de todos os exames registaram-se, na 1.ª Fase, um total de 266 provas.

EXAMES NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO

Tal como em 2020, todos os alunos foram considerados autopropostos, independentemente do propósito com que realizaram o respetivo exame. Contudo, no gráfico que se segue foram considerados os alunos que obtiveram classificação interna na respetiva disciplina, sendo apresentado o estudo comparativo entre a média dos resultados obtidos na classificação interna final (CIF) e a média obtida, pelos mesmos alunos, nos exames nacionais (CE).

1_Internos2021.PNG

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO (2021)

Total de alunos com frequência do 12.º Ano: 108

  • N.º de alunos que reprovaram no 12.º Ano: 5
  • N.º de alunos que não puderam concorrer na 1.ª Fase: 2
  • N.º de alunos que não quiseram concorrer na 1.ª Fase: 7

Total de candidatos ao Ensino Superior Público (ESP): 94

N.º de colocados no ESP: 82 (87%)

  • o N.º de colocados na 1.ª opção: 44 (54%)
  • o N.º de colocados na 2.ª opção: 8 (10%)

Relativamente ao histórico verifica-se o seguinte:

2_Candidatos2021.PNG

Relativamente ao total de alunos que entraram no ESP, aproximadamente 2 em cada 3 entraram numa das duas primeiras opções.

Capturar.PNG

Total de alunos por curso (Top 5)

  • Gestão:15
  • Economia: 8
  • Direito: 5
  • Engenharia e Gestão Industrial: 5
  • Medicina: 4

Os 82 alunos distribuíram-se por 41 cursos distintos, de 26 faculdades, que estão agregadas a 8 universidades ou institutos politécnicos.

© Colégio de São João de Brito
Propriedade da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Alvará nº 980.