No 9.º ano de escolaridade, foram realizadas provas de avaliação externa nas disciplinas de Português e de Matemática. Tal situação, levou a que as classificações finais das respetivas disciplinas possam ter sofrido alguma alteração, uma vez que a classificação interna contribuiu com um peso de 70% e a classificação externa com um peso 30%. Os gráficos seguintes permitem observar o comparativo entre as classificações obtidas internamente e as classificações das respetivas provas de avaliação externa.
Em 2024, houve uma alteração legislativa que diferenciou o processo de avaliação dos alunos que realizaram exames nacionais no secundário. No 12.º ano, não houve um caráter de obrigatoriedade, tal como aconteceu em 2023, pelo que realizaram exame nacional os alunos autopropostos (reprovados ou que anularam a matrícula), tendo os restantes realizado exame apenas com o propósito de terem prova de ingresso para acesso ao ensino superior. Já os alunos do 11.º ano tiveram de realizar um ou dois exames nacionais associados às disciplinas bienais específicas e à disciplina de Filosofia, por forma a concluir as mesmas. Para o caso dos alunos que se apresentaram na condição de autopropostos (reprovados ou que anularam a matrícula), o exame nacional teve um peso de 100%, enquanto os alunos na condição de internos viram a sua classificação interna final (CIF) ter um peso de 70%, combinada com o peso de 30% relativo à classificação do exame (CE).
Foram realizados exames nacionais nas disciplinas de Português, Inglês, Filosofia, Matemática A, Desenho A, História A, Física e Química A, Biologia e Geologia, Geometria Descritiva A, História da Cultura e das Artes, Matemática B, Economia A, História B, Geografia A, Literatura Portuguesa e Matemática Aplicada às Ciências Sociais. Nestes exames, registou-se, na 1.ª fase, um total de 309 provas, num conjunto de 212 alunos que frequentou as respetivas disciplinas ou esteve na condição de assistente, ao longo do ano letivo. Por ano de escolaridade, verificou-se uma maior participação nos exames por parte dos alunos do 11.º ano, com 193 provas, num total de 101 alunos, enquanto os 111 alunos do 12.º ano, realizaram 116 provas. No gráfico que se segue foram considerados apenas os alunos que obtiveram classificação interna na respetiva disciplina, sendo apresentado o estudo comparativo entre a média dos resultados obtidos na classificação final da disciplina (CFD) e a média obtida, pelos mesmos alunos, nos exames nacionais (CE) da 1.ª fase.
Total de alunos com frequência do 12.º Ano: 110
Total de candidatos ao Ensino Superior Público (ESP): 102
N.º de colocados no ESP: 92 (90%)
o N.º de colocados na 1.ª opção: 43 (47%)
o N.º de colocados na 2.ª opção: 17 (19%)
o N.º de colocados na 3.ª opção: 14 (15%)
Relativamente ao histórico verifica-se o seguinte:
Relativamente ao total de alunos que entraram no ESP, aproximadamente 4 em cada 5 entraram numa das duas primeiras opções.
Total de alunos por curso (Top 4)
Os 92 alunos colocados em instituições públicas do ensino superior distribuíram-se distribuíram-se por 50 cursos distintos, de 27 faculdades, que estão agregadas a 8 universidades ou institutos politécnicos.