No 9.º ano de escolaridade foram realizadas provas de aferição nas disciplinas de Português e de Matemática, em substituição das provas finais de ciclo. Tal situação, levou a que as classificações obtidas internamente não tivessem tido qualquer influência nas classificações finais das respetivas disciplinas. Ainda assim, estas provas tiveram uma classificação numérica ao contrário do que acontece nas provas de aferição dos 2.º ano, 5.º ano e 8.º ano.
Os gráficos seguintes permitem observar o comparativo entre as classificações obtidas internamente e as classificações das respetivas provas de aferição.
Em 2022, tal como havia acontecido em 2021, ao nível do secundário, os exames nacionais não tiveram um caráter de obrigatoriedade para a maioria dos alunos. Neste sentido, realizaram exame os alunos que se encontravam na condição de reprovado ou autoproposto numa determinada disciplina (pelo facto de terem anulado a matrícula na disciplina), e os alunos que pretenderam usar os ditos exames como provas de ingresso para o concurso de acesso ao ensino superior.
Os exames nacionais realizados incidiram sobre as seguintes disciplinas: Português, Filosofia, Inglês, Matemática A, Desenho A, História A, Física e Química A, Biologia e Geologia, Geometria Descritiva A, Matemática B, Economia A, História B, Geografia A e Matemática Aplicada às Ciências Sociais. No conjunto de todos os exames registaram-se, na 1.ª Fase, um total de 267 provas.
No gráfico que se segue foram considerados apenas os alunos que obtiveram classificação interna na respetiva disciplina, sendo apresentado o estudo comparativo entre a média dos resultados obtidos na classificação final da disciplina (CFD) e a média obtida, pelos mesmos alunos, nos exames nacionais (CE)
Total de alunos com frequência do 12.º Ano: 106
Total de candidatos ao Ensino Superior Público (ESP): 90
N.º de colocados no ESP: 84 (93%)
o N.º de colocados na 1.ª opção: 48 (547%)
o N.º de colocados na 2.ª opção: 14 (17%)
o N.º de colocados na 3.ª opção: 10 (12%)
Relativamente ao histórico verifica-se o seguinte:
Relativamente ao total de alunos que entraram no ESP, aproximadamente 3 em cada 4 entraram numa das duas primeiras opções.
Total de alunos por curso (Top 5)
Os 84 alunos colocados em instituições públicas do ensino superior distribuíram-se distribuíram-se por 48 cursos distintos, de 33 faculdades, que estão agregadas a 10 universidades ou institutos politécnicos.