A opção preferencial pelos pobres e o Destino Universal dos Bens são dois dos princípios da Doutrina Social da Igreja, proposta pelos Papas, ao longo de décadas, em cartas encíclicas e outros documentos fundamentais. Trata-se do conjunto das diretrizes que deveriam orientar qualquer cristão na sua relação com os outros e na forma como conduz a sua vida, quer individualmente, quer como membro ativo de uma sociedade.
A doutrina social da Igreja é matéria das aulas de Religião do 11.º ano. Neste terceiro período, os professores desta disciplina decidiram torná-la mais apelativa e concreta, através de uma visita de estudo. Depois de uma palesta e conversa com Manuel Vilhena, um ex-aluno do colégio que há 15 anos trabalha como psicólogo na comunidade terapêutica Vale de Acór, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que trabalha desde 1994 no âmbito da recuperação de dependentes. Seguidamente, ao longo do dia, os alunos das diferentes turmas do 11.º ano puderam conhecer o Centro Social da Musgueira, nas suas diferentes valências, nomeadamente como Lar de Dia para idosos e Jardim de Infância, onde puderam também intervir com algumas horas de voluntariado. Foram ainda conhecer, ao almoço, o projeto “É um restaurante”, onde o serviço é assegurado por pessoas que estão ou estiveram em situação de sem abrigo.
Foi uma experiência impactante para todos, que se espera seja semente de um maior desejo de nos tornarmos pessoas para e com os outros, educados para servir.