Ano Letivo

Notícias

Semana inaciana ensina-nos a ver como Jesus


Mais uma Semana Inaciana tem estado a decorrer no nosso colégio e muito tem acontecido, entre alunos e educadores. O tema da semana foi "Ver como Jesus", numa adaptação do tema do ano, "Ver novas todas as coisas em Cristo" que, como sabemos, marca a celebração em todo o mundo da extraordinária conversão de Santo Inácio, há 500 anos, quando a bala de canhão que o confinou a uma cama durante meses se tornou numa ocasião para reler a sua vida, as suas prioridades e o seu caminho à luz de Deus. Como tratar deste tema da conversão do olhar de uma forma que possa chegar a todas as crianças dos colégio jesuítas, desde o jardim de Infância ao secundário? Optou-se por orientar a semana para três características do olhar de Jesus que precisamos de trabalhar hoje:

  • ver como Jesus: sem preconceito;
  • ver como Jesus: agradecido;
  • ver como Jesus: com esperança.

Nos primeiros dois dias da semana, cinco alunos voluntários de cada turma foram convidados a vir para o colégio vestidos de maneira diferente do habitual e isso constituiu a base para uma reflexão sobre a forma como olhamos para os outros: com rótulos, com expetativas, com preconceitos?

Na quarta-feira, na missa de Santo Inácio, depois de dois anos de interrupção, pudemos novamente reunir os cerca de 1500 alunos do colégio no pavilhão e celebrar as grandes lições que a vida de Santo Inácio nos traz e o olhar agradecido com que devemos olhar para a nossa vida, para tudo o que temos, para os nossos amigos, para a nossa escola. Nesse dia, houve os tradicionais Jogos de Santo Inácio que envolveram todas as turmas do colégio com muita alegria, e também os professores tiveram um momento importante de aprendizagem com uma conferência sobre o Discernimento. Seguiu-se um lanche de confraternização e celebração da Gratidão e uma visita ao Espaço Inaciano que tem sido explorado por todas as turmas nas aulas de religião.

Esse Espaço, que em todas as Semanas Inacianas já é tradição preparar com muita criatividade, foi este ano transformado num “consultório de oftalmologia”, onde o maior oftalmologista que é o Professor Doutor Jesus Cristo nos reabilita a visão para podermos ver tão bem como Ele: sem preconceito, com gratidão e com esperança.

O tema da Esperança, aliás, será a tónica final da semana, num contexto (o da guerra na Ucrânia, depois de dois anos difíceis de pandemia) em que temos mesmo de reabilitar o olhar segundo o modelo de Jesus, que nunca deixa de olhar o futuro com confiança na capacidade humana de crescer no amor. Uma vigília de oração para alunos, pais e educadores marcará um momento importante nesse sentido, na noite de quinta-feira, bem como a pausa de oração final, de sexta-feira, com que se concluirá este percurso transformador que atravessámos, como comunidade escolar, dia após dia.

© Colégio de São João de Brito
Propriedade da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Alvará nº 980.