Ano Letivo

Notícias

Uma eco-escola para o cuidado da nossa Casa Comum


No final do ano letivo 2023-24, o Colégio candidatou-se mais uma vez ao Galardão do programa Eco-Escolas, apresentando as ações que nos fazem merecer hastear novamente a bandeira verde. Essa bandeira é o símbolo da vontade que temos de reduzir o nosso impacto negativo no equilíbrio da Casa Comum e dos esforços que temos feito, como comunidade, no sentido de recusar (o consumo excessivo), reduzir, reutilizar e reciclar.

Na candidatura, referiram-se, nomeadamente, as participações de alunos do Colégio, acompanhados pela professora Sílvia Sepúlveda (coordenadora do projeto Eco-escolas) nas edições de 2023 e de 2024 do movimento de sustentabilidade Greenfest, em Braga e no Porto. Um dos temas principais em ambos os festivais, bem como em muitas das iniciativas realizadas ao longo do ano (nomeadamente as várias ações de limpeza de praias), foi o Oceano e a Poluição Marinha.

Como exemplo de iniciativas promovidas em parceria com outras instituições, a nossa candidatura mencionou também a aula aberta sobre a qualidade do ar que o MEO Empresas e o seu parceiro QART deram no Colégio, no dia mundial do Meio Ambiente, com a instalação de um dispositivo tecnológico no recinto, que permite medir em tempo real a qualidade do ar e o nível de ruído na escola.

Não poderia deixar de se dar destaque ao envolvimento do chamado “Green Team” do Colégio, uma equipa formada por alunos do 6º, 7º, 8º e 10º ano e dinamizada pela professora Sílvia, que promoveu variadas iniciativas ligadas à monitorização do desperdício de água e energia, bem como a elaboração de exposições e atividades de sensibilização e de reciclagem.

Paralelamente às atividades do Green Team, o Colégio tem contado ainda com a Academia dos Segundos, um clube dinamizado por outra professora cheia de motivação, Margarida Costa Alves, que procura explorar de forma prática os apelos da encíclica Laudato Si’, com encontros semanais, em que os alunos aprendem a parar, a olhar para dentro (para a sua interioridade) e para fora (almoçando muitas vezes com piquenique, acompanhados pelo chilrear dos passarinhos), auxiliados ocasionalmente por dinâmicas de Biodanza. Estes meninos, exclusivamente do 2º ciclo, preparam-se assim para crescer cada vez mais atentos ao cuidado com a nossa Casa Comum.

Muitas outras iniciativas foram ainda referidas na candidatura ao galardão, pelo que convidamos toda a comunidade educativa a ver o vídeo que se segue, que consiste num portefólio digital com uma seleção de cerca de 10 atividades que foram consideradas impactantes e mobilizadoras, desenvolvidas pela comunidade escolar ao longo do ano letivo 2023-24, com uma banda sonora tocada pelo aluno António Ribeiro.

© Colégio de São João de Brito
Propriedade da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Alvará nº 980.