No dia 27 de setembro, o CSJB acolheu, pela primeira vez, uma conferência MUN (Model United Nations). Este tipo de conferência, dirigida a jovens alunos de liceu, do 3º ciclo e ensino secundário, decorre inteiramente em Inglês e segundo a estrutura das Nações Unidas. Cada aluno representa um país, tendo de estudar aprofundadamente as posições políticas e culturais desse país relativamente aos temas em debate (e temas afins, que possam ser relevantes) e seguir todo um protocolo formal na forma de participar. No caso da conferência organizada no nosso colégio, foram discutidos os temas do comércio de vestuário, sobretudo da chamada “fast fashion”, e da posse e comercialização de armas automáticas por civis.
Houve 55 alunos participantes, os chamados “delegates”, que representaram variadíssimos países do mundo, divididos em dois comités que debateram os temas em simultâneo, o comité de Direitos Humanos (HR) e o do Ambiente (UNEP). Para além dos alunos do São João de Brito, houve dezenas de alunos provindos de escolas internacionais como a Sharing International School, a Saint Peter’s School e a Santo António International School.
No ano transato, o clube MUN do colégio teve a oportunidade de participar em quatro conferências, nacionais e internacionais, de um ou de vários dias, o que deu aos alunos a capacidade e a confiança para promoverem, como escola de acolhimento, uma conferência feita por sua iniciativa, com temas decididos pelos membros do clube e com uma lista de países que os próprios alunos escolheram envolver e distribuir pelos participantes da melhor forma. No clube MUN do colégio há alunos que só agora estão a conhecer a dinâmica Model United, bem como alunos com mais experiência, que treinam os outros nas reuniões semanais e os preparam para o cenário real das conferências formais em que agirão e discursarão como diplomatas em luta pelo que lhes foi designado defender.
É admirável a generosidade e proatividade das alunas envolvidas na criação do clube, na promoção das suas variadas atividades e, agora, na organização de uma conferência que correu muitíssimo bem e que a todos nos orgulha. Parabéns!