13 desafios matemáticos para resolver ao longo de 4 dias. Foi com esta dinâmica motivadora que o Clube da Matemática marcou a sua reabertura, com uma resposta entusiasta dos alunos, que fizeram filas diárias à porta, para conseguirem participar.
A cada aluno era dada uma caderneta à entrada, que tinha de ir preenchendo com carimbos à medida que fosse conseguindo superar os vários desafios propostos. Preencher toda a caderneta num dia era praticamente impossível, pelo que a vontade de voltar no dia seguinte e conseguir superar as dificuldades foi levando os participantes a regressar diariamente.
"Ontem, antes de adormecer, estive a pensar e descobri a solução para o problema dos copos", dizia-nos um aluno.
"Eu também estive ontem a pensar e já encontrei a solução para o desafio dos sapos, que ontem não consegui resolver!", exclamava outro.
Para tornar possível toda esta animação, os professores do Clube contaram ainda com dezenas de monitores (alunos que já frequentam o Clube há mais anos e quiseram ajudar), que estavam presentes, todos os dias, em vários turnos, para explicarem os desafios, monitorizarem o desempenho dos mais pequenos e contarem o tempo, para ver se os meninos conseguiam chegar à solução nos minutos previstos.
É assim que, no nosso colégio, a Matemática sai das salas de aulas e entra pelo recreio, conquistando os alunos para uma disciplina que os faz saltar de alegria, ficar meia-hora à espera para entrar no Clube, se for preciso, e gritar "Yeeeaaahhhh!!" quando finalmente chega a sua vez de entrar e ter a oportunidade de tentar superar-se novamente.