O Clube da Matemática é um lugar de descoberta e treino mental para o qual os alunos de todos os anos (do 1.º CEB ao Secundário) são convidados a divertir-se enquanto desenvolvem as suas capacidades analíticas. Através de múltiplos jogos matemáticos, que treinam a estratégia, a topologia e o cálculo mental, as horas de almoço são sempre divertidas e criativas, na grande “Sala da Esfera”, onde o clube tem a sua sede.
No entanto, há muito mais do que isso. Podemos salientar os inúmeros campeonatos e visitas de estudo que vão sendo propostos ao longo do ano, desde a ida à Feira da Matemática no Museu de História Natural até às atividades do Dia do Pi na Faculdade de Ciências, passando pelas Olimpíadas Portuguesas da Matemática, o Concurso Nacional da Jogos Matemáticas e outros torneios como o Pangea, o Canguru e o SuperMatik. No âmbito desses concursos,são feitas eliminatórias internas ao colégio a que se segue a excitação do confronto com os premiados de outras escolas.
Há ainda os dias especiais de festa no Colégio, como as Jornadas da Cultura e da Ciência ou a Festa das Famílias, em que dezenas de alunos mais velhos colaboram, como monitores, com a professora Patrícia Silva (a alma do clube), para dinamizar um caminho desafiante de charadas e problemas variados. Nessas alturas, são criadas cadernetas para colocar carimbos ou outros sinais de “desafio superado!” e os alunos, ao longo de várias horas, ou até de vários dias, vivem a excitação de se quererem autossuperar , resolvendo os desafios e colocando os carimbos na sua caderneta, até a completar na totalidade.
Com todas estas atividades, os alunos descobrem o entusiamo por aprender, descobrir e desenvolver as capacidades do seu cérebro, entusiasmo esse que constitui, como sabemos, o maior motor da aprendizagem. Longa vida ao Clube da Matemática!