Este ano, no começo das aulas, saltam à vista várias novidades, particularmente no que respeita a infraestruturas. De entre estas, destacam-se a cobertura dos campos de ténis e a notável renovação dos espaços do 2.º ciclo.
Esta remodelação visou, acima de tudo, garantir que o Colégio São João de Brito continua a valorizar o seu património, ao mesmo tempo que reforça a sua oferta de um ambiente adequado e estimulante para o desenvolvimento dos seus alunos.
A cobertura dos campos é fácil de avaliar como uma medida necessária e desejável, para garantir que as atividades desportivas não ficam hipotecadas em dias de chuva. Já a renovação dos corredores e salas do 2.º ciclo merece alguns parágrafos que ilustrem a motivação de fundo que subjaz a esta iniciativa.
Muito antes de junho, quando as obras tiveram início, o projeto começou, em colaboração com um atelier de arquitetos (antigos alunos do Colégio), a quem lançámos o desafio de “renovar o Colégio sem deixarmos de sentir que estamos no Colégio”. A obra, que irá ser gradualmente alargada a todo o 'edifício do liceu', ao longo dos próximos anos, teve como objetivos principais:
1) Melhorar as condições pedagógicas e didáticas, através da:
Salas de aula e espaços comuns atualizados com novo mobiliário, cores e recursos educacionais inovadores, como o sistema de quadros deslizantes, que permite transitar facilmente de um quadro branco para um quadro preto ou para os dispositivos multimédia.
As salas passaram a estar equipadas com écrans multimédia digitais de grandes dimensões e com um suporte de áudio de qualidade que permite uma ótima visualização e escuta a partir de todos os pontos da sala de aula.
As áreas de aprendizagem são agora mais adaptáveis, permitindo uma maior variedade de atividades pedagógicas, promovendo o ensino colaborativo e personalizado.
2) Melhorar as condições gerais de ambiente, nomeadamente quanto à qualidade do ar, iluminação natural e isolamento térmico.
3) Melhorar as condições acústicas, com novos materiais de construção nas paredes, tetos e chão.
4) Melhorar as condições de energia e sustentabilidade, com impacto na redução da pegada de carbono da escola.
Estamos certos de que esta remodelação, que vai muito para lá de uma melhoria estética, trará benefícios gerais relativos à motivação e ao desempenho académico dos alunos, ao bem-estar e tranquilidade de todos (graças às melhores condições térmicas, acústicas e de iluminação das salas e corredores), bem como contribuirá para a redução de custos e o impacto ambiental das atividades do Colégio. Trata-se de um grande investimento no futuro dos nossos alunos, para os melhor preparar para os desafios que irão encontrar ao longo da sua vida, especialmente o desafio do serviço.