Há décadas que no nosso Colégio dedicamos um fim de semana alargado ao convívio entre toda a comunidade educativa: alunos, jesuítas, educadores, funcionários, pais e família alargada. Há um investimento considerável de tempo, criatividade, esforço… para que a festa aconteça e seja uma alegria. O que nos leva a repetir a proeza, ano após ano, com tanto entusiasmo?
A resposta está na certeza de que estamos a educar em equipa, em comunidade. A certeza de que a construção de um futuro assente nos valores cristãos só é possível na confiança, de que a confiança é feita na relação e de que as relações precisam de tempo e lugar para acontecer.
A Festa das Famílias é feita de momentos e dias inteiros em que o que, nesta casa, se entretece ao longo do ano letivo é celebrado e concretizado. Há concertos, há debates, há barraquinhas e insufláveis, há teatro, há fados, há horas infinitas a grelhar febras e descascar legumes, há desafios e torneios. Chegam-nos alunos de outras escolas jesuítas, nacionais e internacionais, para desfrutarem connosco deste ambiente fervilhante e há conversas que surgem, fora das salas de aula e com outro grau de informalidade e proximidade, que são parte fundamental da ligação que a todos nos une e nos faz, ano a ano, continuar a Educar para Servir.
Para o ano, cá estaremos de novo, porque esta Festa já faz parte de nós.