Ano Letivo

Notícias

Programa RULER para uma maior inteligência emocional


Qual a diferença, dentro de mim, entre desilusão e ressentimento ou entre ansiedade e stress? Como identificar, num aluno, se o seu comportamento deriva de medo ou de raiva? Em que medida é que as minhas emoções influenciam a forma como corrijo um teste?

A inteligência emocional é uma chave para saber responder a estas e a muitas outras questões, mas, infelizmente, a maior parte das pessoas têm muito pouca formação nesta matéria. Geralmente, sabemos dar nome às emoções básicas (alegria, tristeza e raiva), mas temos dificuldade em distinguir e nomear outras. Faltam-nos instrumentos para identificar os sinais em nós e nos outros, para compreender realmente o que cada um está a sentir e regulá-lo.

Este ano, no nosso Colégio, pretendemos começar a mudar isso e melhorar as competências emocionais, antes de mais, dos educadores, para em seguida intervirmos também junto dos alunos.

Para tal, usaremos o programa RULER, desenvolvido pelo Centro de Inteligência Emocional da Universidade de Yale e já espalhado por centenas de escolas em todo o mundo.

VÍDEO

O programa RULER é uma abordagem baseada em evidências para a aprendizagem socioemocional, na qual toda a comunidade educativa do Colégio de S. João de Brito irá participar, com o acompanhamento da equipa da Universidade de Yale e da equipa do Colégio, constituída pelas educadoras Ana Catarina Naves, Alexandra Valente, Selma Paulino, Sofia Ferreira e Teresa Lucas Pires.

A sigla RULER dá conta das seguintes competências emocionais:

  • R (recognizing) - Reconhecer emoções em si mesmo e nos outros através de expressões faciais, linguagem corporal, voz e comportamento;
  •  U (understanding) - Compreender as causas e consequências das emoções em si mesmo e nos outros;
  •  L (labeling) - Nomear emoções com palavras precisas a partir de um vocabulário comum;
  •  E (expressing) - Expressar emoções de forma diferente dependendo do contexto, e expectativas;
  •  R (regulating) - Regular emoções com estratégias eficazes e apoiar os outros na sua regulação de emoções.

 O RULER oferece quatro ferramentas âncora para ajudar a aprender e praticar as competências da inteligência emocional:

  1.  O “CHARTER”, que cria e mantém um clima positivo através de um acordo partilhado entre as pessoas sobre a forma como se querem sentir no trabalho ou durante a aprendizagem.
  2.  O “MOOD METER”, que desenvolve uma maior consciência pessoal e social sobre as nossas emoções.
  3.  O “META-MOMENT”, que treina as pessoas a responder aos gatilhos emocionais de maneiras mais eficazes que se alinham com o melhor eu de cada um.
  4.  O “BLUEPRINT”, que fornece uma estrutura para resolver conflitos interpessoais com empatia e tomada de perspetiva.

Neste início de ano, todos os professores fizeram já um 'workshop'  que correu muito bem, após o qual passaram a ter acesso a uma plataforma online que permite aceder a um percurso formativo individual e coletivo a desenvolver ao longo do ano, juntamente com mais momentos de formação presencial. Numa fase posterior, as famílias também serão chamadas a participar e, no final, chegaremos aos nossos alunos.

Com a participação ativa, alegre e empenhada de todos neste programa, vamos construir, no Colégio São João de Brito, uma escola com ADN de inteligência emocional.

© Colégio de São João de Brito
Propriedade da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Alvará nº 980.