Qual a diferença, dentro de mim, entre desilusão e ressentimento ou entre ansiedade e stress? Como identificar, num aluno, se o seu comportamento deriva de medo ou de raiva? Em que medida é que as minhas emoções influenciam a forma como corrijo um teste?
A inteligência emocional é uma chave para saber responder a estas e a muitas outras questões, mas, infelizmente, a maior parte das pessoas têm muito pouca formação nesta matéria. Geralmente, sabemos dar nome às emoções básicas (alegria, tristeza e raiva), mas temos dificuldade em distinguir e nomear outras. Faltam-nos instrumentos para identificar os sinais em nós e nos outros, para compreender realmente o que cada um está a sentir e regulá-lo.
Este ano, no nosso Colégio, pretendemos começar a mudar isso e melhorar as competências emocionais, antes de mais, dos educadores, para em seguida intervirmos também junto dos alunos.
Para tal, usaremos o programa RULER, desenvolvido pelo Centro de Inteligência Emocional da Universidade de Yale e já espalhado por centenas de escolas em todo o mundo.
O programa RULER é uma abordagem baseada em evidências para a aprendizagem socioemocional, na qual toda a comunidade educativa do Colégio de S. João de Brito irá participar, com o acompanhamento da equipa da Universidade de Yale e da equipa do Colégio, constituída pelas educadoras Ana Catarina Naves, Alexandra Valente, Selma Paulino, Sofia Ferreira e Teresa Lucas Pires.
A sigla RULER dá conta das seguintes competências emocionais:
O RULER oferece quatro ferramentas âncora para ajudar a aprender e praticar as competências da inteligência emocional:
Neste início de ano, todos os professores fizeram já um 'workshop' que correu muito bem, após o qual passaram a ter acesso a uma plataforma online que permite aceder a um percurso formativo individual e coletivo a desenvolver ao longo do ano, juntamente com mais momentos de formação presencial. Numa fase posterior, as famílias também serão chamadas a participar e, no final, chegaremos aos nossos alunos.
Com a participação ativa, alegre e empenhada de todos neste programa, vamos construir, no Colégio São João de Brito, uma escola com ADN de inteligência emocional.